ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Santa Casa vai romper com clínica de Siufi e assumir quimioterapia

Lidiane Kober | 24/07/2014 17:36
Presidente da Santa Casa confirmou o rompimento do contrato com a clínica terceirizada (Foto: Marcelo Calazans)
Presidente da Santa Casa confirmou o rompimento do contrato com a clínica terceirizada (Foto: Marcelo Calazans)

Após a morte de três pacientes, a Santa Casa decidiu romper o contrato com o Centro de Oncologia e Hematologia de Mato Grosso do Sul, que tem entre os sócios o ex-presidente do Hospital do Câncer, Adalberto Siufi, e irá assumir o tratamento de quimioterapia.

A decisão foi confirmada pelo presidente da Santa Casa, Wilson Teslenco. Na semana passada, ele adiantou a possibilidade de romper o contrato, principalmente, levando em conta o fato de a clínica não ter notificado o hospital sobre as mortes.

A instituição de saúde ficou sabendo dos óbitos quatro dias depois do último. A informação chegou pela imprensa e por parentes das vítimas em denúncia à ouvidoria da Santa Casa.

Segundo a presidente da Comissão de Controle de Infectologia da Santa Casa, Priscila Alexandrino, 41 pessoas foram tratadas com o medicamento cinco fluoracil (5-FU), usado no combate ao câncer do intestino, e com o lelcovorin (ácido folínico, que potencializa os efeitos do primeiro). Desses, quatro apresentaram reações alérgicas e três morreram.

Carmen Insfran Bernard, 48 anos, e Norotilde Araújo Greco, 72 anos, realizaram sessões entre os dias 24 e 28 de junho. Carmen apresentou reação adversa e morreu no dia 10 de julho. Norotilde veio a óbito no dia seguinte. Maria Glória Guimarães, 61 anos, morreu no dia 12.

As famílias das três pacientes cobram esclarecimentos sobre as mortes. A investigação mobiliza a Polícia Civil e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Por meio de nota, a Santa Casa informou que suspendeu o medicamento usado nas pacientes. O hospital ministra, atualmente, atendimento oncológico a mais de 600 pacientes, 200 deles submetidos a quimioterapia e 400 a hormonoterapia.

Sangue Frio - O médico Adalberto Siufi foi afastado do comando do Hospital do Câncer, após ser acusado de superfaturamento, direcionamento nas licitações e pagamento de tratamento de pacientes que já morreram, entre outras irregularidades. O caso veio à tona durante a Operação Sangue Frio, em março do ano passado.

Nos siga no Google Notícias