A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Outubro de 2014

27/06/2012 06:58

Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é símbolo de fé e devoção

Luciana Brazil
Santuário é símbolo de fé e devoção em Campo Grande. (Fotos: Rodrigo Pazinato)Santuário é símbolo de fé e devoção em Campo Grande. (Fotos: Rodrigo Pazinato)

A Igreja Católica comemora hoje o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Com histórias de fé e milagre, o santuário em Campo Grande é símbolo de devoção e espiritualidade. No dia da mãe do eterno auxílio, como chamam os católicos, a expectativa é que aproximadamente 30 mil fiéis participem das celebrações.

Veja Mais
“Jamais vamos perdoá-lo”, diz irmã de mulher assassinada pelo ex
Ônibus cai durante conserto e mata mecânico esmagado na Capital

Testemunhos de graças alcançadas são relatados por todos os devotos que se reúnem no santuário. Difícil é encontrar quem não tenha alcançado algum auxílio da virgem. “Frequento a novena há 20 anos e são muitas bênçãos recebidas”, disse o gerente comercial, Anderson Rezende, 39 anos.

Entre os bancos do terceiro maior santuário do país se espalham centenas de pessoas que buscam consolo e socorro nas novenas celebradas todas as quartas-feiras. Mas se engana quem pensa que são apenas pedidos. Muitos vêm por amor e carinho a mãe da Igreja.

“Ela é nossa rainha, minha mãe querida. Ela intercede por nós junto a Jesus. Venho no santuário por amor”, afirmou a engenheira Ana Luiza Santí, 27 anos.

Enquanto rezava diante do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a jovem estudante Maria Clara Loureiro, 26 anos, contou como é sua relação com Nossa Senhora.

“No seu colo coloco minhas preocupações. Sei que ela é mãe e cuida de mim. Para os que não acreditam Nela ou para os que não gostam, sempre conto uma história. Se você me convidar para ir a sua casa, mas disser que minha mãe não é bem vinda, eu não vou. E assim é com Nossa Senhora. Se você gosta do Filho, que é Jesus, mas não gosta da mãe, não dá. Se Ela é mãe de Jesus, também é minha mãe”, disse convicta.

Enquanto aguardava o início da missa, na noite de ontem, Naide Marques, 54 anos, já fazia preces no silêncio do seu coração. Com mais motivos para agradecer do que para pedir, Naide saiu de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, para cumprir uma promessa e participar da festa de Nossa Senhora.

“Eu vim para participar da novena solene de amanhã (hoje)”.

Devota, a mulher lembrou quais as graças mais precisa agradecer. “Meu filho, que hoje tem 26 anos, bebia e fumava muito. Eu pedi a Nossa Senhora para que ele parasse e hoje já faz três anos que ele não bebe nada e também não fuma”, contou, já com lágrimas no rosto.

E continuou os relatos. “Minha filha ficou grávida no ano passado e era uma gravidez de risco. Eu fiz uma promessa e disse que se desse tudo certo, e minha filha tivesse esse filho, eu viria na festa de Nossa Senhora. Meu neto nasceu e está tudo bem com ele e amanhã (hoje) eu estarei aqui”.

Entre promessas e preces, entre cantos e orações, hoje, a paróquia, considerada território sagrado pelos fiéis, recebe cerca de 20 mil pessoas todas as quartas-feiras, quando acontecem as novenas.

Paróquia monta Cidade da Padroeira com barracas de comida e vendas de artigos religiosos.Paróquia monta "Cidade da Padroeira" com barracas de comida e vendas de artigos religiosos.

Responsável pelo rebanho, o pároco, Dirson Gonçalves, explica que durante o tempo em que está na igreja, há um ano e meio, já aumentou o número de novenas celebradas na quarta-feira. “São mais quatro novos horários. Somos o terceiro santuário do país, em número de fiéis que passam pela igreja nesses dias de oração”.

As novenas na quarta-feira acontecem de hora em hora, começam às 6 horas da manhã e o último horário é às 22 horas. “É muito gratificante, mas a responsabilidade também é muito grande. Tudo que você faz ou dá certo ou dá errado. Não dá para colocar nada em risco. É muita gente”, lembrou o padre.

De acordo com ele, o apoio que recebe das pessoas também faz com que o trabalho dê certo. “É preciso sempre agradecer as pessoas que colaboram comigo. O santuário está crescendo cada vez mais, e isso é maravilhoso”.

Sobre a missão, o padre ressalta que tudo é dado por Deus. “Quando a gente se torna padre devemos estar prontos para qualquer coisa. Deus coloca as coisas no nosso caminho e a gente só obedece. Por menores que sejam as coisas, eu gosto de dar a minha vida por elas, apesar das nossas limitações”.

Novenário: Para celebrar a data de hoje, a igreja programou um novenário, com o tema: “Santuário: lugar de oração, solo sagrado, casa de irmãos”, período onde foram celebradas missas e peregrinações com o ícone de Nossa Senhora. Na noite de ontem, a missa de encerramento foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Eduardo Pinheiro.

O pároco Dirson explica que desde o ano passado as peregrinações já veem sendo realizadas. “Nós levamos, no mês de maio, um ícone (quadro) de Nossa Senhora para seis cidades do interior do Estado. Lá as igrejas realizam visitas em vários locais da cidade e depois, em romaria, trazem o ícone até a nossa paróquia”.

Como parte das festividades, a paróquia montou também a “Cidade da Padroeira” com barracas de comida, doces, artesanatos e artigos religiosos, um espaço reservado para o lazer dos fiéis.

Na loja, a vendedora Maria Daniela dos Santos, 33 anos, conta que o livro da novena, as velas e os terços são os artigos mais vendidos na paróquia. “Tem também o livro que conta a história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”.

Segundo Maria Daniela, além de comprarem, os clientes chegam cheios de histórias e deixam por ali um pedacinho de suas graças. “Eles sempre contam seus testemunhos”, disse a vendedora que é também um milagre. “Eu também tenho um milagre alcançado pela intercessão de Nossa Senhora, que é minha própria vida”.

Conquistas: No dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a novena, no horário das 15 horas, passará a ser transmitida ao vivo pela TV Imaculada. “Muitas pessoas não conseguem vir até a igreja. Tem muitos doentes que agora vão poder acompanhar a novena e demonstrar esse carinho por Maria”.

Veja Também
Ônibus cai durante conserto e mata mecânico esmagado na Capital
O mecânico Abner Kenner dos Santos Martins, 27 anos, morreu na sexta-feira (25) após ser esmagado por um ônibus que ele estava consertando. O acident...
Motociclista dispara quatro tiros e fere dois homens no Jardim Tijuca
Dois homens foram baleados, por volta das 22h de ontem (24), no Jardim Tijuca, em Campo Grande. De acordo com o Boletim de Ocorrência, Lauro Afonso d...


"Tudo começou em Aquidauana, novenas todas as quartas feiras na comunidade Santa Terezinha... e nunca mais deixei de participar... são várias graças alcançadas pela intercessão da Mãe... assim como nós mães rezamos pelos nossos filhos e queremos tudo de bom pra eles... Ela também intercede por nós. É através de nossas orações de Fé a Jesus Cristo que conseguimos a força no dia a dia.
 
Mary Larson em 27/06/2012 10:28:34
São coisas, que como ser humano fico triste, quando deparo com alguem que não acredita na Mãe de Jesus,como esse sr. Luiz, falta de imaginação, como Deus ia gerar seu proprio filho na terra , se não fosse pelo um ventre Santo, uma mulher pura que ele mesmo santificou, são palavras de JESUS eis seu filho, eis sua mãe, o proprio JESUS nos deu ela como mãe, e como mãe so pode nos proteger, te amo
 
AGNAIR LUCIA SANTOS TORRES em 27/06/2012 10:17:06
Residi em Campo Grande durante muitos anos e frequentava o santuario,alcancei e alcanço muitas graças.Depois de 40 anos agora no dia 6 deste mes eu e minha esposa debaixo de muita chuva tivemos a alegria de participar da novena.Se Deus quizer em dezembro la estaremos. Helio Cuiaba Mt
 
HELIO MANOEL EHRET em 27/06/2012 09:55:23
essa luz da foto acima parece que nossa senhora está atras dela
essa foi minha pecepção a foto com a luz.
 
afonso gonçalves em 27/06/2012 09:53:01
Gosto muito da Nossa Senhora do Perpeto Socorro.acredito também em seus milagres e está comigo quando mais preciso.
 
Stefany Luna e Renata Paixão em 27/06/2012 09:52:35
ja passei por momentos dificil .somente com a bençao da mae do perpeto socorro consigui superar,hoje tenho um grupo de amigos qui mi acompanha no novenario todas as quarta feras.e com a graça dela esse grupo aumemtara.obrigado aos qui aceitaram meu convite .obrigada mae do perpeto socorro por tudo.Amen.
 
Emerson Barros de Andrade em 27/06/2012 09:10:05
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - mãe cuidadosa, que nunca abandona os filhos. As Bençãos estão presentes em todos os lugares. Consegui muitas graças devido a intervenção de Nossa Senhora, sou uma devota agradecida.
 
Stela Balbina em 27/06/2012 08:44:57
Sempre fui católica e para mim a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é a minha mãe. Ela sempre esteve presente nos meus momentos difíceis, dando-me conforto e força para vencer os obstáculos.
 
Luiza Pavon Barros em 27/06/2012 08:43:36
Se Deus quis que Jesus viesse ao mundo por meio de uma mulher, isso não poderia ser irrelevante. Essa mulher é especial! E é por ela que Deus quer que alcancemos a vida eterna! Maria, nossa mãezinha! Te amamos!
 
Talitha Moya em 27/06/2012 08:32:49
Nossa, só eu sei como ELA é poderosa, já consegui milhares de graça, e já levei muitas pessoas a novena, e todas hoje em dia comentam o mesmo, dos milagres que conseguiram. É maravilhoso e comovente a gente ver a igreja nos dias de quarta feira, todas as novenas são lotadas pelos fieis.
 
Girlane Bucker em 27/06/2012 08:25:02
Parabéns ao Campo Grande News pela divulgação desta grande festa da Igreja. São demonstrações como estas, de fé e devoção a Nossa Senhora que fazem a gente ter esperança num mundo melhor. Afinal, Nossa Senhora não é somente Mãe dos católicos mas sim Mãe do mundo todo e do universo. Cada um é livre para aceitar ou não este amor de Mãe que é oferecido a todos, sem distinção. Benção de Deus!
 
Paulo Lemos em 27/06/2012 08:04:12
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós, tudo posso naquele que fortalece, obrigado mãe do Perpétuo Socorro por tudo em minha vida.
 
Kako bohemia em 27/06/2012 08:03:03
Sempre fui católica, sempre participei das missas, mas do ano passado pra cá muitas coisas acontecerem na minha vida, deixando de cabeça pra baixo. Comecei a frequentar a novena da Perpétuo Socorro este ano, e antes da metade do ano minha vida toda já está no lugar e um pouco melhor do que estava. São coisas impossíveis que aconteceram, coisas que eu deixei no colo da mãzinha.
 
Flavia Luciana Alves Freitas em 27/06/2012 08:02:42
“Ela é nossa rainha, minha mãe querida. Ela intercede por nós junto a Jesus. Venho no santuário por amor”, afirmou a engenheira Ana Luiza Santí, 27 anos.
 
Luiz Vinícius Sousa de Oliveira em 27/06/2012 07:46:17
Todos os dias é dia de comemoração a ela,
ela é mãe, e mãe não tira os olhos de seus filhos, por creio que devo glorificala todos os dias de minha vida.
a minha familia é dela, tudo que tenho foi ela que me deu a luz para conseguir, por isso tenho força para lutar e agradecer sem para a nossa mãe do perpetuo socorro.
 
francisca xavier em 27/06/2012 07:42:50
Ah se esse povo consultasse a Bíblia Sagrada, seria o povo de maior fé do mundo. A Bíblia não cita nenhum milagre que não seja feito pelo Senhor Jesus. Também ainda não há nenhum santo além dos santos dos santos. Todos que morreram ainda não foram julgados. Leia a Bíblia quantas vezes for preciso para entender. Fiquem com Deus.
 
luiz alves em 27/06/2012 07:24:04
imagem transparente

Desenvolvido por Idalus Internet Solutions