ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Saúde alerta sobre cuidados para evitar contaminação pelo vírus da gripe suína

Viviane Oliveira | 17/06/2012 09:43

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informa a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar riscos de contaminação pelo vírus da gripe A - H1N1- popularmente conhecida como gripe suína.

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, é importante que a população mantenha os cuidados referentes à higienização das mãos com água e sabão, após tossir ou espirrar, após o usar banheiro, antes de refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz.

Para pacientes que apresentem sintomas da gripe, é necessário evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença, evitar o contato com outras pessoas suscetíveis à doença, caso não seja possível, usar máscaras cirúrgicas.

Evitar aglomerações em ambientes fechados, mantendo o ambiente devidamente ventilado, além das recomendações como repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

É importante que as pessoas que não foram imunizadas durante a Campanha Nacional de Prevenção à Gripe, realizada entre os dias 5 de maio e 1º de junho deste ano, procurem os postos de saúde de seus municípios para se vacinar o quanto antes.

A vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe entre eles o da influenza A (H1N1). Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. Entre idosos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%. A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.

Em caso de sintomas, a secretaria informa que o paciente deve se dirigir imediatamente a uma unidade de saúde para que os cuidados médicos iniciais sejam feitos através equipes especializadas para o tratamento precoce da doença.

Casos - Na semana passada a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou a morte de duas pessoas, em Campo Grande, vítimas do vírus da gripe suína.

Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Erci Hirota, Só em Campo Grande 29 casos foram notificados, destes sete confirmados, incluindo as duas mortes.

Nos siga no Google Notícias