ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Saúde diz que divulga até quinta laudo sobre o cão Scooby

Veterinária irá protocolar pedido na Prefeitura para apresentar situação do cão

Paula Vitorino | 08/01/2013 11:37
Foto de Scooby quando estava sendo tratado pela veterinária Sibele. (Foto: Divulgação)
Foto de Scooby quando estava sendo tratado pela veterinária Sibele. (Foto: Divulgação)

O laudo sobre a situação clínica e novos resultados de exame de leishmaniose no cão Scooby devem ser divulgados no máximo até quinta-feira (10). O cão virou pivô da polêmica sobre tratamento de animais com a doença desde que vítimas de maus-tratos.

O laudo foi pedido pela ONG Abrigo dos Bichos e o prazo inicial para entrega era ontem. A diretora de Vigilância em Saúde da Secretária Municipal de Saúde (Sesau), Marcia Dal Fabbro, explicou que o relatório está praticamente pronto, só aguardando o resultado de um terceiro exame de leishmaniose, que foi realizado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Os outros dois exames foram realizados pela Sesau e deram positivo, de acordo com Dal Fabbro.

Ela explicou que o laudo será encaminhado para o Abrigo e será utilizado pela Sesau. Sobre o destino do cachorro, que desde o dia 19 de dezembro está no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a médica esclarece que vai depender de decisão conjunta da Prefeitura e da Justiça.

O cão ganhou vários defensores e foi notícia após ser preso a uma moto e arrastado por 4 quilômetros pelo bairro Aero Rancho até o CCZ. Scooby foi diagnosticado com leishmaniose e, graças ao clamor popular, foi salvo da eutanásia, destino dos outros cães doentes.

Uma das defensoras do tratamento para a doença ao invés da eutanásia, a veterinária e ex-presidente do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), Sibele Cação, pediu para adotar o cachorro e manter o tratamento.

Ela informou que irá protocolar hoje na Prefeitura solicitação para que possa entregar ao novo prefeito, Alcides Bernal (PP), todos os documentos com informações sobre o caso e pedir autorização para acompanhar o tratamento do cão no CCZ.

“Não sabemos se ele está ciente de toda a situação do Scooby. Quero mostrar as fotos, vídeos e exames que mostram ele em bom estado de saúde quando estava sendo tratado”, diz.

A veterinária irá entregar um vídeo do cachorro feito dias antes dele ser levado para o CCZ. Ela também ressalta que exames feitos na época atestaram que não existia mais a presença do parasita na pele do cachorro, o que segundo a médica, indica que o cão não era mais um transmissor para o vetor.

“Mas isso precisa ser acompanhado constantemente e, claro, com a continuação do tratamento adequado”, diz.

Nos siga no Google Notícias