ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Secretaria de Saúde confirma caso de H1N1 em criança de 11 anos na Capital

Paula Maciulevicius | 06/10/2011 16:11

Os exames realizados pelo Lacen confirmaram a contaminação. Tanto a Secretaria de Saúde do Estado quanto a de Campo Grande investigam as causas da contaminação

A Secretaria de Saúde do Estado confirmou o primeiro caso de H1N1 em uma criança de 11 anos, em Campo Grande. A situação começou a ser investigada na terça-feira, quando o menino foi levado por familiares para o posto de saúde do bairro Coronel Antonino.

A Secretaria considera o caso como isolado, porque a manifestação ocorreu no período não propício para a propagação do vírus. A criança passa bem e já está em tratamento.

Os exames realizados na amostra de material recolhido pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) confirmaram a contaminação. Tanto a Secretaria de Estado quanto a Secretaria Municipal de Saúde investigam as causas da contaminação.

Segundo a Secretaria de Estado, o menino não foi vacinado durante o período de campanha contra a gripe A H1N1.

No período de inverno de 2011, considerado ápice para a manifestação do vírus, foram investigadas 71 suspeitas de quadros de gripe, todas elas resultaram em negativo para o vírus A-H1N1. Este é o segundo caso de H1N1 confirmado no Estado e o primeiro em Campo Grande.

Orientações - A Secretaria orienta a população e, principalmente, os chamados grupos de risco (gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, idosos, indígenas e profissionais de saúde) a manter medidas básicas de prevenção, como ambientes limpos e ventilados, sobretudo locais úmidos e frios, que favorecem a multiplicação do vírus.

A higienização das mãos com álcool gel é indicada na prevenção em locais públicos e com grande circulação de pessoas.

Aos primeiros sinais de febre maior que 38°C, tosse e dor de garganta, o paciente deve procurar imediatamente um posto de saúde, para que sejam feitos os exames iniciais. Durante o atendimento, o médico fará a avaliação e coleta de material, que será encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Em caso de confirmação, o tratamento através de antivirais, como o Oseltamivir deve ser iniciado em até 48 horas do início dos sintomas. Após este período, perde a eficácia. (Com informações da assessoria do Governo do Estado)

Nos siga no Google Notícias