ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Secretaria de Saúde nega demora e diz que captação de órgãos foi no prazo

Aline dos Santos | 20/04/2015 12:17

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informa que a captação dos órgãos de um menino de 12 anos foi realizada dentro do prazo normal e que, após disponibilização no cadastro nacional, houve resposta positiva para somente três órgãos.

No da 13 de abril, um amigo da família do garoto relatou que houve demora na captação, só realizada após dois adiamentos, e que a equipe médica teve que lutar para manter os órgãos em condições de serem transplantados.

Cientes de que o adolescente estava com morte encefálica, decorrente da queda de uma cama beliche na madrugada de sexta-feira (dia 10 de abril), os pais permitiram a doação de órgãos. O documento foi assinado no sábado e o procedimento marcado para 9h do domingo. Porém, só foi realizado às 22h30.

“No sábado à noite, foi assinado o documento e passado para os pais que as equipes se organizariam e no domingo, às 9h, fariam a a cirurgia retirada do órgãos. Os pais chegaram e falaram que seria às 15h. Foram lá de novo e nada, nada, nada. Isso é absurdo, falam tanto em transplante”, afirmou Renê Ocampo Alves, amigo da família e coronel do Exército, ao Campo Grande News.

Conforme a SES, foram captados cinco órgãos, sendo três com resposta positiva para doação. De acordo com a secretaria, não teve resposta imediata do banco nacional. “A equipe faz avaliação e viu que não atendia os pré requisitos”, informa.

O menino de 12 anos sofreu uma queda da cama beliche e bateu fortemente a cabeça. A queda foi na madrugada do dia 10. Ele foi levado ao Hospital Militar, onde passou por cirurgia. Contudo, foi diagnosticada a morte encefálica.

Nos siga no Google Notícias