ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Secretaria de Segurança dá dicas para viagens durante feriado prolongado

Viviane Oliveira | 06/10/2011 13:28

Com a chegada do feriado prolongado no mês de outubro, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) dá dicas de segurança.

A orientação é não comentar a viagem perto de pessoas estranhas, mas a um vizinho de confiança, fazendo contato com ele constantemente para saber se está tudo bem.

É importante também combinar códigos de emergência para sinalizar situações de perigo. Outra dica é não deixar jóias ou dinheiro, mesmo que seja em um cofre, dentro de casa.

O ideal é utilizar cofre de bancos. Só deixe as chaves da casa com pessoas de confiança. A Sejusp também orienta carregar o veículo dentro da garagem, evitando que pessoas estranhas percebam a ausência do morador.

Se possível, instale equipamentos de segurança, como cadeados, travas em portas e janelas, olho mágico, interfone, porteiro eletrônico, grades de proteção. Desligue a campainha, assim deixará em dúvida quem quiser usá-la para apenas verificar se o proprietário está ou não em casa.

Não deixar cadeados no lado externo do portão. Uma dica importante é a instalação de um aparelho de fotocélula para acender e pagar as luzes externas à noite e durante o dia.

Não deixe luzes acesas durante o dia, isso significa ausência de moradores. Em ausência prolongada pedir a algum parente ou vizinho que visite a casa, para demonstrar a presença de pessoas.

É aconselhável também suspender a entrega de jornais, revistas ou gêneros alimentícios. Se tiver animal, o vizinho ou a pessoa que estiver cuidando da casa pode deixá-lo solto no quintal durante a noite. Na volta do feriado, procure verificar se nas imediações não há nenhum indivíduo em atitude suspeita.

Nos siga no Google Notícias