ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Secretaria investiga falta e abandono em plantão, mas ainda avalia punições

Situação mais delicada é da profissional que abandonou o posto de trabalho; Sesau não divulgou identidade dos servidores

Yarima Mecchi e Richelieu de Carlo | 06/02/2017 10:46
Secretário de saúde, Marcelo Vilela. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Secretário de saúde, Marcelo Vilela. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Os médicos que faltaram ao plantão na noite de sábado (4) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino serão investigados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública). Segundo o responsável pela pasta, Marcelo Vilela, dois profissionais apresentaram atestado.

Além disso, a situação mais delicada é de outra médica. Ela abandonou o posto de trabalho quando notou o problema na escala e a lotação na unidade.

"Temos provas de que ela foi à UPA e, quando viu que o plantão estava desfalcado, viu que a situação estava complicada, abandonou o plantão. O caso dela é abandono de plantão", disse Vilela nesta segunda-feira (6).

O secretário não quis divulgar a identidade dos médicos. Disse que ainda é cedo para dizer quais medidas serão tomadas, ressaltando que estão avaliando a situação. 

Com apenas dois profissionais cumprindo a escala, o secretário, que é urologista, precisou fazer parte da equipe. "Vamos apurar inclusive se quem estava de atestado informou o setor de urgência e emergência com antecedência", declarou.

O prefeito, Marquinhos Trad (PSD), disse que verificou a situação na UPA durante uma visita e solicitou a presença do secretário de Saúde. O chefe do Executivo Municipal também não detalhou as punições que serão tomadas. "As questões administrativas serão tomadas", limitou-se a dizer.

Caso - Três médicos que estavam na escala do UPA do bairro Coronel Antonino para a noite sábado (4) e madrugada de domingo (5) não compareceram ao local e o secretário de saúde, Marcelo Vilela, teve que cobrir o plantão da 22h às 3h.

Conforme informações apuradas pelo Campo Grande News, a unidade tinha uma escala de cinco médicos para atender adultos, sendo três deles remanejados da UPA Vila Almeida, que está interditada para reforma. "Só dois médicos compareceram e uma médica chegou depois, viu que o quadro estava insuficiente e abandonou o plantão", diz a nota da assessoria.

Nos siga no Google Notícias