ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Secretário de Segurança rebate críticas sobre ação de PM que matou dois

Aliny Mary Dias e Zana Zaidan | 19/09/2013 16:35
Secretário elogiou ação de sargento (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário elogiou ação de sargento (Foto: Marcos Ermínio)

Diante da polêmica gerada com a reação de entidades de Direitos Humanos após a afirmação do governador André Puccinelli de que o sargento Evanildo Gomes será promovido, o Secretário de Segurança, Wantuir Jacini, afirma que o policial agiu conforme treinamento.

Evanildo matou dois bandidos durante um assalto a uma Casa Lotérica no último dia 11, no bairro Parati. Após os elogios e a notícia da promoção do sargento, entidades ligadas aos Direitos Humanos enviaram carta de repúdio ao caso.

Para Jacini, no entanto, a ação do policial foi legítima e as críticas são infundadas. “O policial agiu dentro das instruções que os policiais recebem na academia. Ele foi preservar a própria vida e as dos clientes da lotérica. Ele é treinado para agir nesse tipo de ocorrência e, portanto, teria condições de efetuar os disparos”, afirma o secretário.

O secretário disse ainda que não há carta de repúdio ou críticas quando os policiais são as vítimas. Sobre a promoção, Jacini diz que não há confirmação, mas como houve anúncio do governador, a mudança de patente deve ocorrer.

Na manhã desta quinta-feira (19), Evanildo foi protagonista de uma homenagem que contou com o comandante da PM, Coronel Carlos Alberto Davi dos Santos e o promotor de Justiça Sérgio Harfouche.

O sargento disse que entre o anúncio do assalto e a reação foram poucos segundos. “Eu levei de 30 segundos a 1 minuto para decidir reagir”, afirma. Sobre a fama repentina após a repercussão da ação, Evanildo diz que muitos o parabenizam.

Assalto - Os dois bandidos chegaram a Lotérica Parati por volta das 15h40 de ontem e anunciaram o assalto. Enquanto um pegava o dinheiro nos caixas, o outro ficou vigiando sete pessoas na fila, entre as quais estava o sargento Evanildo Gomes.

O sargento esperou o momento certo e atirou no primeiro bandido. Em seguida, o outro revidou, mas foi alvejado pelo tiro certeiro do policial.

Nos siga no Google Notícias