ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Secretário detalha sistema eletrônico de solicitações para vereadores

Flávia Lima e Kleber Clajus | 23/04/2015 10:48
Secretário Valtenir Brito esteve na sessão da Câmara nesta quinta-feira. (Foto:Kleber Clajus)
Secretário Valtenir Brito esteve na sessão da Câmara nesta quinta-feira. (Foto:Kleber Clajus)

O secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Valtenir Alves de Brito esteve na sessão da Câmara Municipal da Capital na manhã desta quinta-feira (23) para apresentar aos vereadores e conselheiros regionais o sistema eletrônico de registros de solicitações de melhorias nos bairros.

Batizado de Gsol, o sistema desenvolvido pelo Instituto Municipal de Tecnologia da Informação vai permitir ao cidadão solicitar obras de melhorias como tapa buracos e limpeza nas vias, além de permitir ao solicitante o acompanhamento do pedido.

O Gsol já está em fase de teste através de um link no site da prefeitura e deverá ser lançado oficialmente dia 28, quando será apresentado a lideranças comunitárias . “Queremos garantir transparência ao cidadão, que poderá acompanhar sua solicitação. Também haverá um mapa com as áreas de maior número de solicitações da cidade”, disse Valtenir.

O próximo passo é adaptar esse sistema para que ele funcione como aplicativo no celular. Sobre obras em andamento na cidade, o secretário disse que a ordem de serviço para o início da primeira etapa de construção do corredor de transporte coletivo Sudoeste, que contempla a Rua Brilhante, a Avenida Bandeirantes e a Travessa Guia Lopes, por onde as obras terão início.

Ainda de acordo com Valtenir Brito, a abertura das propostas das empresas que concorrem as obras de recapeamento da Avenida Bandeirantes e da Rua Brilhante serão abertas dia 13 de maio.

Ao todo, o corredor deve ter investimento de R$ 28,8 milhões provenientes do PAC Mobilidade (Programa de Aceleração do Crescimento), que soma um total de R$ 180 milhões. Os corredores do transporte coletivo tem o objetivo de dar agilidade, com aumento da velocidade média dos ônibus em 36%, passando de 22 km/h para 30km/h.

Apesar de o modelo ser o BRT (Bus Rapid Transit), também conhecido como VLP (Veículo Leve sobre Pneus), somente a avenida Marechal Deodoro terá pontos de embarque e desembarque no canteiro central.
Com 21,7 quilômetros, o corredor exclusivo Sudoeste terá início no Terminal Aero Rancho, seguindo pela avenida Marechal Deodoro. Continuará pela avenida Bandeirantes, entra na Afonso Pena e segue até o Shopping Campo Grande, onde retorna pela outra pista, seguindo até em frente do Circular Militar, na rua Guia Lopes. De lá, passará pela rua Brilhante até atingir o Terminal Bandeirante e o Aero Rancho (pela avenida Marechal Deodoro).

Já quanto as obras de intervenção da região do Anhanduí, ele afirmou que os lotes 1 e 3 já tiveram a licitação publicada. Outro ponto destacado pro ele durante visita à Câmara é quanto as operações de tapa buracos. Valtenir ressaltou que a intenção é reduzir o numero de operações convertendo em ações de recapeamento. “Queremos um percentual de 60% para recapeamento e 40% para tapa buracos. Hoje são 20% no recapeamento e 80% no tapa buracos”, diz.

Apesar dos cortes feitos pela União em todos os ministérios, o secretário acredita que os recursos do PAC não sofrerão redução, já que são provenientes dO FGTS, porém ele aguarda um balanço dos ministérios.

Nos siga no Google Notícias