ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Secretário diz que ouvidoria do SUS já funciona como "disque dengue"

Ricardo Campos Jr. | 12/01/2016 17:33
Decisão obriga prefeitura garanta limpeza de terrenos e imóveis (Foto: Fernando Antunes)
Decisão obriga prefeitura garanta limpeza de terrenos e imóveis (Foto: Fernando Antunes)

O secretário de Saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca, garante que a ouvidoria do SUS na Capital já funciona como um "disque dengue". Dessa forma, segundo ele, o órgão já está atendendo a decisão judicial que determina a criação de um canal para que a população denuncie áreas com criadouros do mosquito que transmite a doença.

“Nós fizemos umas adaptações [no serviço] e estamos atendendo a três meses e meio”, diz o titular da Sesau.

Em contrapartida, Fonseca não detalhou como o órgão irá administrar a demanda de ligações não relacionadas à dengue, já que a decisão da a 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos determina que o disque dengue seja exclusivo para tratar do assunto, enquanto a ouvidoria tem outras funções no sistema municipal de saúde, como atender reclamações de pacientes quanto ao atendimento prestados nos postos e realizar estudos.

Além disso, a Justiça ainda estabelece que o canal tenha funcionários treinados e equipamentos necessários para fiscalizar, acompanhar e, principalmente, dar retorno as pessoas que fizerem denúncias.

O titular da Sesau afirmou que a ouvidoria teve um incremento na quantidade de funcionários para conseguir dar conta do serviço. “A prefeitura se antecipou à decisão”.

Determinações - A decisão também determina que a administração municipal garanta a limpeza de terrenos e imóveis (habitados ou não). O prazo inicial para o serviço era de 30 dias a partir da notificação da administração municipal.

Além de ser responsável por garantir a limpeza dos imóveis – ocupados e abandonados – nas áreas com maior incidência de casos de dengue, chikungunya e zika vírus (transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti), a Prefeitura também é obrigada ainda a notificar os proprietários dos mesmos para regularização.

O cronograma de limpeza dos imóveis, segundo a determinação judicial, deverá ser transparente, tendo os dados disponíveis na internet, incluindo as datas de início e encerramento dos trabalhos, metas, orçamento, indicadores de eficiência e valores gastos.

Nos siga no Google Notícias