ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Secretário entra na mira do Ministério Público por “cabular” reuniões do SUS

Aline dos Santos | 01/08/2013 20:11
Ausência de Ivandro está sendo questionada. (Foto: Pedro Peralta)
Ausência de Ivandro está sendo questionada. (Foto: Pedro Peralta)

O MPF (Ministério Público Federal) encaminhou ofício à CIB (Comissão Intergestores Bipartite) questionando se a ausência do titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), Ivandro Correa Fonseca, prejudicou os trabalhos. A reunião, realizada uma vez por mês, discute a divisão dos recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) entre os municípios do Estado.

De acordo com o presidente do Cosem/MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde em Mato Grosso do Sul), Frederico Marcondes Neto, o ofício do Ministério Público foi lido na reunião do dia 19 de julho, realizada Escola de Saúde Pública, em Campo Grande.

Nesta data, o secretário chegou atrasado, depois de ser alertado sobre o questionamento. Ainda segundo Frederico, a solicitação foi encaminhada ao Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde) para averiguar se houve dano ao município.

Na reunião, Campo Grande representa uma macrorregião com 32 municípios. Detentora dos procedimentos de maior complexidade em saúde, a posição da secretaria tem fundamental importância para decidir na aplicação dos recursos do SUS. “O que prejudica é a discussão”, salienta o presidente do Cosem.

Os técnicos opinam sobre os procedimentos, mas a palavra final só pode ser dada pelo titular da Sesau. O Campo Grande News tentou obter o ofício e a lista de presença das reuniões com a CIB. No entanto, foi negado acesso aos documentos, que, em tese, deveriam ser públicos.

Das quatro atas disponíveis no site da SES (Secretaria Estadual de Saúde), a presença de Ivandro Fonseca consta nas reuniões de 22 de fevereiro e 19 de abril. Na reunião de junho, foi registrada a presença de Victor Rocha, secretário-adjunto.

A reportagem encaminhou e-mail à assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Campo Grande e aguarda resposta de Ivandro Fonseca. A próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite será realizada no dia 23 de agosto.

Nos siga no Google Notícias