ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Secretário fica indignado com depredação de terminal após reforma

Flávia Lima | 24/08/2015 13:03
Torneiras de banheiros tiveram partes roubadas pelos vândalos. (Foto:Direto das Ruas)
Torneiras de banheiros tiveram partes roubadas pelos vândalos. (Foto:Direto das Ruas)

As obras de reparos no terminal de transporte coletivo Nova Bahia, na Capital, mal terminaram e a equipe responsável pelo serviço se deparou com uma cena de vandalismo em um dos banheiros do local, na manhã desta segunda-feira (24). Torneiras foram destruídas e as paredes pichadas.

Até o teto foi totalmente rabiscado. Os atos de vandalismo deixaram o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Valdir Gomes, indignado, a ponto de publicar em sua página no Facebook, fotos das depredações, registradas pelos funcionários que executam os reparos.

Revoltado, o secretário disse que vai buscar providências e quer saber detalhes sobre como os vândalos agiram no terminal sem serem flagrados. Segundo a assessoria da Guarda Municipal, a segurança nos terminais é feita 24 horas. No entanto, o número de guardas depende do horário de fluxo.

Durante o dia, ela conta com seis homens e à noite, com dois. Ainda conforme a assessoria, como o terminal Nova Bahia é grande, os vândalos podem ter praticado os estragos enquanto os guardas vigiavam o lado oposto ao dos sanitários.

O secretário disse que esse tipo de crime desmotiva o grupo de 12 funcionários que desde junho trabalham na recuperação dos terminais da Capital. “Temos uma restrição financeira e poucas pessoas, pois não podemos contratar empresas particulares. Tudo é difícil e ainda acontece uma coisa dessas”, reclama.

As obras que incluem pintura, recuperação de bancos, reposição de bebedouros, troca de fiação elétrica e reparos nos banheiros, os locais mais vandalizados, ocorrem conforme a Semadur adquire o material. “Não temos prazo para terminar porque dependemos da liberação, aos poucos, desse material, mas as obras seguem contínuas”, garante Valdir Gomes.

Para que o trabalho não seja interrompido, o secretário disse que ele mesmo chega a providenciar alimentação para os funcionários continuarem os serviços à noite. “Alguns reparos, como a pintura interna, só podemos fazer quando o movimento fica tranquilo”, afirma.

Sem parar – Mesmo com os atos de vandalismo no Nova Bahia, a equipe prossegue os trabalhos nas demais unidades. Esta semana teve início a recuperação do terminal General Osório que, segundo Valdir Gomes, também está com os banheiros depredados.

Não é possível estimar quanto será gasto no local, já que conforme os trabalhos avançam, surgem problemas que não foram identificados na vistoria prévia. “Começamos a mexer em um item e logo aparece um encanamento entupido ou uma fiação podre”, ressalta.

Os banheiros dos terminais são os que mais necessitam de consertos. Todos apresentam louças quebradas e, em muitos casos, tiveram os vasos sanitários roubados. Na opinião do secretário, os guardas que fazem a ronda precisariam utilizar armas para intimidar os vândalos. “Só o cacetete não espanta ninguém. Eles não respeitam mais as autoridades”, diz.

A assessoria da Guarda Municipal informou que como as câmeras de segurança estão sendo reinstaladas, há terminais sem os equipamentos, mas garantiu que as imagens dos locais monitorados sempre são analisadas para identificar os autores de vandalismos.

Paredes com pinturas novas foram rabiscadas. (Foto:Direto das Ruas)
Paredes com pinturas novas foram rabiscadas. (Foto:Direto das Ruas)
Nem o teto foi poupado pelos vândalos, que foi riscado com caneta preta. (Foto:Direto das Ruas)
Nem o teto foi poupado pelos vândalos, que foi riscado com caneta preta. (Foto:Direto das Ruas)
Nos siga no Google Notícias