ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Seguem abertas inscrições para maratona de programação

Nyelder Rodrigues | 28/10/2016 19:08
Alunos receberam convite para participar do evento da Águas Guariroba (Foto: Divulgação)
Alunos receberam convite para participar do evento da Águas Guariroba (Foto: Divulgação)

Campo Grande será o palco de uma maratona de desenvolvimento e programação realizada pela Águas Guariroba, concessionária responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto na Capital. O evento, chamado Hackathon das Águas, acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro.

As inscrições poderão ser feita até o dia 10 de novembro, sendo permitido a participação de equipes de no mínimo três e no máximo cinco integrantes, sendo que pelo menos uma pessoa deverá atuar com desenvolvimento, outra com design e o terceiro integrante na área de negócios.

Para divulgar o Hackathon, equipes da Águas Guariroba estão percorrendo diversos cursos de tecnologia em universidades e demais institutos de ensino para convidar os alunos a participarem da iniciativa, que visa incentivar a inovação no saneamento básico. As inscrições podem ser feitas pelo site www.aguasguariroba.com.br/hackathon.

Ontem (27), a cientista da computação Karen Pereira e o analista de sistemas Bruno Gayet conversaram com os alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), explicando como funciona, o objetivo e as premiações do evento.

"Este é o primeiro Hackathon de saneamento básico do Brasil. E garantir água potável e esgoto é uma das metas da ONU para o milênio. Então além da premiação, de toda a divulgação, troca de experiência e aprendizado com os mentores e outros participantes, vocês terão a chance de fazer algo bom pelo mundo", comenta Karen Pereira.

"As inscrições para a primeira fase são gratuitas. Então, participem. Vocês terão disponível toda uma estrutura que dará liberdade aprender, trabalhar, criar. É uma oportunidade única", frisou aos alunos Bruno Gayet.

A maratona - De acordo com a Águas Guariroba, das 18h de 2 de dezrmbro até a tarde do dia 4, 14 equipes selecionadas para participar da maratona vão trabalhar praticamente confinadas no Living Lab, o laboratório de startups do Sebrae de Mato Grosso do Sul.

As soluções mais inovadoras para os dois problemas propostos pela Águas Guariroba serão premiadas. O valor será de R$ 10 mil reais para o primeiro lugar em cada desafio proposto e de R$ 3 mil para o segundo lugar.

Também há possibilidade de negociação das tecnologias para implantação na Águas Guariroba ou em outras empresas que fazem parte da holding Aegea Saneamento, que atua em 44 municípios, em oito estados do Brasil.

As equipes selecionadas para a segunda fase serão divulgadas no dia 16 de novembro. A primeira reunião geral, que será realizada no Living Lab MS, está prevista para o dia 26 de novembro. As inscrições devem ser feitas no hotsite do evento, que tem apoio do Sebrae-MS, Living Lab MS e Tag3 Desenvolvimento Digital.

Nos siga no Google Notícias