ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Segurança na fronteira domina debate motivado por morte de estudantes

Paula Vitorino e Paula Maciulevicius | 13/09/2012 13:49

Caso dos adolescentes assassinatos e de outras vítimas serviram de condução para os debates

Parentes dos estudantes Breno e Leonardo, assassinados por assaltantes, assistem ao debate.
Parentes dos estudantes Breno e Leonardo, assassinados por assaltantes, assistem ao debate.
Em outro ponto, familiares do segurança Brunão com faixas lembrando o crime, que ainda não teve punição. (Fotos: Minamar Junior)
Em outro ponto, familiares do segurança Brunão com faixas lembrando o crime, que ainda não teve punição. (Fotos: Minamar Junior)

Com o objetivo de não deixar cair no esquecimento a violência que chocou Campo Grande nas últimas semanas, com o assassinato de dois jovens, diversas autoridades discutiram medidas de maior efetividade para não deixar que novos crimes aconteçam e a população continue sofrendo com a sensação de insegurança. A segurança na fronteira foi o principal tema.

A mesa de debates aconteceu no auditório da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e contou com a presença dos pais dos jovens Leonardo Fernandes, 19 anos, e Breno Luigi Silvestini de Araújo, 18 anos, assassinados no dia 31 de agosto, e familiares de outras vítimas da violência, que também tiveram seus casos lembrados durante o debate.

“Aproveitamos esse fato (assassinato dos jovens) para duas coisas: reascender a chama de indignação, que não pode se apagar, e discutir a intensificação da fiscalização na fronteira”, esclareceu o deputado estadual Pedro Kemp.

Leonardo e Breno foram assassinados depois de serem seqüestrados em frente a bar, em Campo Grande. Os bandidos deixaram os jovens amarrados enquanto tentavam levar o veículo Pajero deles até a Bolívia. O veículo seria vendido para pagar dívida de droga dos autores.

O debate girou em torno principalmente da questão do roubo e furto de veículos no Estado para serem vendidos na Bolívia. O principalmente problema apontado é a brecha na legislação do país vizinho, que permite que os veículos estrangeiros sejam legalizados, mesmo sem a apresentação de documentação, apenas mediante o pagamento de imposto.

“Isso é uma afronta a sociedade sul-mato-grossense. Isso (a legalização dos carros) estimula a prática de crimes. Não pode simplesmente legalizar, é contra a dignidade humana” frisou o presidente da OAB-MS, Leonardo Duarte.

Um dos pontos levantados foi o de que só existe a “demanda” por roubos de veículos no Estado porque há quem compre e local certo para a regularização da venda. “O que tem ocorrido é a preferência dos marginais por roubo de veículos e em contrapartida, a receptividade dos países vizinhos”, frisou a delegada Maria de Lourdes Cano, que atua na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos.

O superintendente da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), André Matsushita, frisou que “não é possível simplesmente fechar a fronteira. Não tem como fisicamente fazer isso. É mais uma questão diplomática”.

Do outro lado, ele afirmou que MS e os demais estados de fronteira têm o papel de intensificar a fiscalização nos pontos de saída para impedir que bandidos saiam tranquilamente do país com os veículos.

“Existe fiscalização constante na fronteira, mas são muitos quilômetros de fronteira seca e não tem como fiscalizar 24h por dia. Existe trabalho de todos os estados da fronteira para evitar os crimes desse tipo”, disse.

Presídios - Além da fronteira, foi debatida a questão do tráfico de drogas, da influência de detentos em crimes fora do presídio, segurança do cidadão em áreas de grande circulação e impunidade diante de crimes.

“Temos enfrentado a falta de políticas efetivas de ressocialização nos presídios. Os presos fazem pós-graduação lá dentro. Temos que debater o sistema penal, que está falido em todo o país”, frisou o presidente da OAB.

Críticas ao sistema prisional de Mato Grosso do Sul foram feitas por todas as autoridades presentes. Para o juiz Thiago Tanaka, os presídios como estão não trabalham para recuperação de ninguém.

“Atualmente o sistema penal não ressocializa. Na verdade a solução para os detentos ainda não foi descoberta. Não só no Brasil, no mundo inteiro. E quem descobrir a solução vai ganhar um prêmio Nobel. Mas a prisão cumpre o papel de caráter punitivo, acima de tudo”, ressaltou.

Pena de Morte e Perpétua - Um dos pontos também levantados durante a mesa-redonda foi o aumento do tempo máximo de pena a ser cumprido de 30 para 50 anos, já que o Brasil não adota as penas de morte e prisão perpétua por serem contra a Constituição Federal.

“É inviável, não está previsto e ainda tem uma outra razão simples: o ser humano falha. A pessoa morre e para morte não tem revisão penal”, reforça o superintendente da Sejusp, André Matsushita.

No entanto, a solução que o superintendente defende é o aumento no tempo de pena e diz que só falta o congresso aprovar.

“A progressão de pena ainda se faz necessário, se ele vai ficar 30 anos preso, qual a intenção de ele de ter bom comportamento? É uma forma de pacificar o sistema carcerário em razão do merecimento”.

As autoridades frisaram que as questões precisam ser debatidas a nível nacional e cobraram posicionamento do Governo Federal. Todos os pontos levantados durante a audiência serão encaminhados para a OAB nacional. O objetivo é que sejam tomadas medidas pontuais, principalmente, em relação a segurança na fronteira e o melhor aparelhamento da Polícia.

Nos siga no Google Notícias