ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Sem acordo, greve de administrativos da educação continua na segunda

Natalia Yahn e Antonio Marques | 01/04/2016 12:13
Arroz carreteiro foi servido para os manifestantes após protesto em frente a Prefeitura. (Foto: Antonio Marques)
Arroz carreteiro foi servido para os manifestantes após protesto em frente a Prefeitura. (Foto: Antonio Marques)

A greve dos servidores administrativos das escolas municipais e Ceinfs (Centros de Educação Infantil) vai continuar por tempo indeterminado em Campo Grande. Hoje (1°), após protesto em frente à Prefeitura e sem acordo com o Executivo em relação ao índice de reajuste salarial, a categoria decidiu finalizar a manifestação.

Mas a promessa é novas ações na segunda-feira (4), às 11 horas, quando o secretário Municipal de Governo, Paulo Pedra, afirmou que representantes do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande) serão novamente recebidos pelo prefeito Alcides Bernal (PP).
O secretário falou com os manifestantes, após gritos pedindo que Bernal recebesse a categoria. 

Bastante questionado e vaiado em vários momentos – ao falar novamente sobre a situação da Prefeitura quando a atual prefeito retomou o mandato em agosto do ano passado –, Pedra afirmou que levaria as reivindicações para análise. “Mesmo com o projeto encaminhado para a Câmara a negociação está aberta. Não posso dar retorno sem a devolutiva do prefeito e os secretários precisam analisar o impacto sob a folha”.

Enquanto isso a previsão do sindicato é de que entre 40% e 70% dos 1,8 mil servidores administrativos (que inclui merendeiras, inspetores e trabalhadores da limpeza) paralisem as atividades nas 94 escolas e 98 creches da Capital.

Como parte da manifestação o Sisem serviu almoço no estacionamento da Prefeitura, para aproximadamente 200 pessoas que estavam no local. O arroz carreteiro foi o último ato agendado do dia, pois o sindicato desistiu de manter acampamento em frente ao órgão, como tinha prometido ontem (31), no primeiro dia de greve da categoria.

Os agentes comunitários de saúde também vão manter a manifestação diária às 11h20 em frente ao Paço. O grupo afirmou que aceita o índice de reajuste proposto pela Prefeitura, mas foi excluído do projeto enviado à Câmara. “Foi um erro, porque os agentes não estão na tabela apresentada. Os trabalhadores também querem jornada de trabalho de 6 horas. Eles aceitam o reajuste, mas agora depende de correção”, afirmou o presidente do Sisem, Marcos Tabosa.

Os administrativos pedem aumento linear não escalonado de 11,6%, bolsa alimentação no valor de R$ 400 (atualmente é R$ 190) e insalubridade para algumas categorias – como cozinheiras – de 20%. 

Os servidores não aceitaram proposta de 9,57% de reajuste apresentada ontem (31) pelo prefeito Alcides Bernal (PP). As categorias 1 a 7 vão receber o reajuste integral em maio. Já para as categorias 8 a 12, o reajuste vem em duas parcelas: 7,50% em maio e 2,07% o restante em dezembro. A divisão também foi adotada para quem faz parte das categorias 13 ao 16, com 3,57% em maio e a diferença em dezembro.

Outro lado - Em resposta ao presidente do Sisen, Marcos Tabosa, a prefeitura afirma que os agentes comunitários de saúde têm reajuste de acordo com o piso nacional, e que este deve ocorrer até junho deste ano. 

Ao final do manifesto, os servidores administrativos da educação ocuparam as sombras do pátio da prefeitura para comerem arroz carreteiro (Foto: Antonio Marques)
Ao final do manifesto, os servidores administrativos da educação ocuparam as sombras do pátio da prefeitura para comerem arroz carreteiro (Foto: Antonio Marques)
Nos siga no Google Notícias