ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sem atendimento na Previdência, trabalhadores acumulam dívidas

Lidiane Kober | 03/12/2013 16:26
Trabalhadores chegam a esperar 90 dias pelo benefício, denuncia sindicato (Foto: Cleber Gellio)
Trabalhadores chegam a esperar 90 dias pelo benefício, denuncia sindicato (Foto: Cleber Gellio)

Fora do serviço por motivos de saúde, trabalhadores sul-mato-grossenses não conseguem atendimento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e, sem salário e o benefício, acumulam dívidas e dependem de doações de amigos e parentes para garantir alimentos na mesa da família. O órgão nega o problema e afirma que a espera por perícia médica não passa de oito dias e que o resultado sai na hora.

Pedro Almeida da Silva, no entanto, está sem salário há quase dois meses, quando parou 18 dias no hospital. Ele é prestador de serviço do Sindicato de Movimentação de Mercadorias. Desde 7 de outubro deste ano, vem enfrentando problemas de saúde. “Se não trabalho, não recebo”, comentou.

No dia 13 de outubro, Silva foi internado no Hospital Regional, onde ficou até o dia 30. “Fiz vários exames, mas só 20 dias depois de deixar o hospital saiu o resultado e descobri que estava com leishmaniose”, contou. Segundo ele, assim que foi internado “o sindicato deu entrada no INSS com o pedido do benefício”.

O trabalhador garante que no dia 25 do mês passado foi à previdência e realizou a perícia médica. “Voltei duas vezes lá, mas o resultado não tinha saído”, relatou. “E me falaram que não tinha previsão”, emendou.

Sem salário, de cerca de R$ 1,2 mil, e o benefício, Silva vem acumulando dívidas. “O aluguel e a pensão dos meus dois filhos está atrasada”, revelou, com ar de preocupação. “Estamos com comida na mesa graças à doação de amigos e parentes”, completou.

Para piorar a situação, ele não poderá trabalhar até meados de janeiro. “De segunda a sexta-feira, preciso ir ao hospital fazer tratamento contra a leishmaniose, fico de três a quatro horas tomando soro”, relatou. “É duro pagar os impostos tudo certinho e, na hora que a gente precisa do governo, ficar sem auxílio”, acrescentou.

A assessoria no INSS, por sua vez, garante que o trabalhador não realizou a perícia e que a consulta está prevista para quinta-feira (5). “Não sabemos exatamente o que aconteceu, provavelmente, deve ter faltado algum documento e o médico precisou remarcar a perícia”, explicaram.

Também prestador de serviço do Sindicato de Movimentação de Mercadorias, Osvaldo Cândido Paixão é outro que aguarda a liberação do auxílio. Ele já passou pelo teste da perícia, mas está há três meses a espera da liberação do recurso.

Neste caso, segundo a assessoria de imprensa do INSS, o problema é no sistema da previdência, que não está aceitando os “mais de 100 vínculos” na carteira de trabalho de Paixão. “O sistema entra e sai”, dizem.

Presidente do sindicato, José Lucas da Silva garante que o problema não é isolado. “Não é de agora que eles não dão conta de atender os trabalhadores, que amargam atraso de 60 a 90 dias para receber o auxílio”, disse. “É um descaso com a população, cada dia que passa piora, porque faltam funcionários e tem muita gente despreparada lá”, emendou.

De acordo com a assessoria de imprensa, os 68 médicos do INSS realizam mais de 300 perícias por dia na Capital. A espera pelo exame não passaria de oito dias e o benefício seria liberado 15 dias depois do aval médico. O auxilio seria retroativo a data da perícia. Na hora do exame, o trabalhador precisa apresentar atestado médico e a carteira de trabalho.

Nos siga no Google Notícias