ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Sem chefia, funcionários ficam perdidos e cidadão é prejudicado

Luciana Brazil | 09/01/2013 11:01
Na Central de Atendimento ao Cidadão funcionários exonerados continuam trabalhando. (Foto:Rodrigo Pazinato)
Na Central de Atendimento ao Cidadão funcionários exonerados continuam trabalhando. (Foto:Rodrigo Pazinato)

Ainda sem chefias nomeadas, funcionários de secretarias e departamentos da Prefeitura de Campo Grande confessam estar às escuras. Os trabalhos estão prejudicados, já que a atual administração do prefeito de Alcides Bernal (PP) ainda não indicou titulares de algumas pastas nem substituiu comissionados que deixaram os cargos no fim do ano.

Servidores ouvidos pelo Campo Grande News informaram que há setores totalmente paralisados, o que já prejudica o andamento da máquina. Para eles, quem sofre as consequência é o cidadão, que deixa de ser atendido.

Muitos funcionários, já exonerados, continuam em suas antigas funções na expectativa de serem recontratados, situação que Bernal disse recentemente desconhecer.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande (Sisem), aproximadamente mil funcionários foram demitidos dos cargos municipais. Segundo o presidente do Sisem, Marcos César Malaquias Tabosa, este total é referente ao número de demissões feitas pelo ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e também por Bernal.

Conforme o sindicato, não é possível saber quantos servidores continuam trabalhando, apesar de já terem sido demitidos. “É difícil saber. É uma questão interna e uma opção pessoal”, ressaltou Tabosa, que disse saber dos casos.

Na Central de Atendimento ao Cidadão, os funcionários comissionados da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) seguem as atividades, já conscientes de que não haverá salário no próximo mês, pelo menos por enquanto.

“Eu estou me especializando na minha área. Não estou indo na veia de ninguém. Já fui exonerada, mas estou aqui ainda na esperança de que ele me contrate novamente. Tenho potencial”, disse a funcionária já demitida da Semadur. Ela pediu para não ser identificada.

Segundo ela, serviços internos, que vão além do atendimento, estão parados. Um exemplo, como ela explicou, são os pedidos de licenciamento ambiental. Os que derem entrada no requerimento do alvará, seja pela primeira vez ou apenas para renovação, já estão prejudicados.

“Não sei te dizer quantos processos têm, mas são muitos e sem a assinatura da chefia nada é liberado. A gente fica refém”. Se não for recontratada, a servidora já está preparada. “Aí, bye, bye”.

No Cecom (Central Municipal de Compras e Licitação), o cenário é o mesmo. Funcionários dizem que pelo menos quatro servidores já foram exonerados e ninguém sabe muito bem o que fazer. “Não tem chefia. Está todo mundo perdido. Ninguém foi nomeado”.

O setor faz desde as grandes licitações do município até pequenas compras para manutenção dos serviços básicos da Prefeitura, trabalho que está prejudicado pela falta de pessoal.

Hoje, Bernal demitiu cem funcionários, todos lotados no Instituto Municipal de Tecnologia da Informação, dos quais 54 estavam lotados na área de saúde. Não houve nomeação de substitutos. A chefia já foi nomeada, a cargo de Luiz Alberto de Azevedo, servidor público estadual e professor universitário da área, mas não há pessoal no instituto.

Entre os cargos de primeiro escalão, ainda seguem em aberto os de chefe de gabinete, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio; secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; procurador-geral do município; diretor-presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados; diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte; e diretor-presidente do Instituto Municipal de Previdência. Para a Fundação de Esporte, o nome cotado é de Paulo Telles, ex-diretor do time de futebol Cene.

Nos siga no Google Notícias