ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Sem estrutura para quarentena, frio pode matar restante dos peixes

Ricardo Campos Jr. | 30/06/2015 17:31
Tanques onde estão sendo mantidos os peixes do Aquário do Pantanal (Foto: Fernando Antunes)
Tanques onde estão sendo mantidos os peixes do Aquário do Pantanal (Foto: Fernando Antunes)
Relatório aponta que 83% dos exemplares morreram; empresa alega que os números estavam errados (Foto: Fernando Antunes)
Relatório aponta que 83% dos exemplares morreram; empresa alega que os números estavam errados (Foto: Fernando Antunes)

O Governo do Estado “corre contra o frio” para evitar que mais peixes do Aquário do Pantanal morram. Técnicos disseram a deputados estaduais e ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), nesta segunda-feira (30), que os aquecedores atuais não têm potência para manter os exemplares nas baixas temperaturas previstas para os próximos dias.

“Vamos buscar adquirir toda a infraestrutura necessária para dar conforto aos peixes que estão aqui”, disse o diretor de licenciamento do instituto, Ricardo Éboli.

O estado assume, a partir de hoje, o cuidado com os animais, já que foi rescindido contrato com a Anambi, empresa cujo projeto de quarentena foi aprovado e estava em execução.

Éboli visitou os tanques junto com a comissão formada pelos deputados Lídio Lopes (PEN), Amarildo Cruz (PT), Renato Câmara (PMDB) e Márcio Fernandes (PtdoB). O objetivo foi conhecer a forma de armazenamento dos animais dada a informação sobre a perda de grande parte dos espécimes.

Segundo o diretor, o atraso na entrega das obras inviabilizou a conclusão do projeto de pesquisa no qual os espécimes faziam parte. Agora, só resta evitar mais mortes até que a conclusão do empreendimento.

“O governo manterá esses peixes pelo período que for necessário, porque haveria um prejuízo maior devolvendo-os ao rio e iniciar todo um novo processo de captura e quarentena”, explica.

Lídio Lopes, que encabeça a comissão de deputados, afirma que “foi solicitado [pela equipe] um aparato para poder aumentar a potência desse aquecedor para que esses peixes possam ser mantidos”.

Tanques onde parte dos exemplares é mantida (Foto: Fernando Antunes)
Tanques onde parte dos exemplares é mantida (Foto: Fernando Antunes)
Peixes menores ficam em aquários de vidro (Foto: Fernando Antunes)
Peixes menores ficam em aquários de vidro (Foto: Fernando Antunes)

Como funciona? – A Anambi ficou encarregada de contratar os profissionais para manter os peixes e elaborar relatórios periódicos sobre os animais. A Fundect (Fundação de Apoio e Desenvolvimento de Ensino e Ciências e Tecnologia) acompanhava a execução dos trabalhos científicos e repassava os valores necessários.

O projeto foi orçado em R$ 5 milhões. Segundo a fundação, já foram pagos R$ 3 milhões pela manutenção dos peixes.

Esse dinheiro começou a ser gasto em novembro. O projeto foi dividido em etapas. Inicialmente foram erguidos os galpões junto à sede da PMA (Polícia Militar Ambiental) nos altos da Avenida Mato Grosso.

Após, foram adquiridos os peixes. Conforme o governo, todas as espécies da bacia pantaneira foram capturadas. O restante, de outras regiões brasileiras e até de outros países, foram compradas ou recebidas como doação, totalizando 20 mil unidades.

Esses exemplares deveriam ser mantidos por até três meses nos galpões, quando deveriam ser transpostos para o Aquário do Pantanal. Porém, o atraso na entrega das obras tornaram sem sentido a continuidade do projeto, conforme avaliação de Ricardo Éboli e do diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine.

Deputados Lídio Lopes, Márcio Monteiro, Renato Câmara e Amarildo Cruz visitaram peixes em quarentena nesta terça (Foto: Fernando Antunes)
Deputados Lídio Lopes, Márcio Monteiro, Renato Câmara e Amarildo Cruz visitaram peixes em quarentena nesta terça (Foto: Fernando Antunes)

Quantos? – O número de peixes mortos na quarentena ainda é polêmico. Relatório assinado pelos especialistas contratados pela Anambi, e enviado ao governo, aponta que 83% não resistiram ao frio, tiveram problemas de adaptação ou sofreram com parasitas. Segundo o estudo, 10.160 peixes morreram.

No entanto, o diretor da empresa, Geraldo Augusto da Silva, garante que esses números estão errados. A contagem foi baseada em métodos estatísticos que foram revisados recentemente, mostrando que, na verdade, a quantia de exemplares mortos varia entre 6,5 mil a 7 mil, ou seja, cerca de 13 mil espécimes ainda vivem nos tanques da quarentena.

Segundo Turine, no relatório a quantidade de peixes mortos está confusa, já que em algumas partes o texto dá a entender que foram contabilizados os peixes usados para a alimentação de alguns espécimes, que na verdade não entram na conta dos que serão destinados ao Aquário.

O Governo do Estado afirma que está fazendo uma nova contagem. Esse levantamento foi cobrado também pelos deputados que visitaram o projeto. “O Imasul vai fazer uma nova contagem, mesmo porque é o responsável pelo projeto e precisa inventariar tudo o que está recebendo. Precisamos levantar o que morreu de fato. Depois buscar as causas. Se houve negligencia ou dolo, o governo do estado tomara as providências”, explica Ricardo Éboli.

Diretor do Imasul, Ricardo Éboli, diz que nova contagem será feita (Foto: Fernando Antunes)
Diretor do Imasul, Ricardo Éboli, diz que nova contagem será feita (Foto: Fernando Antunes)

Manutenção – Por hora, os espécimes são mantidos em tanques semelhantes a caixas d’água e contam com aparelhos para regular a temperatura da água. Além daqueles que se alimentam de peixes menores, há exemplares que comem ração.

Turine e Silva concordam que era esperada morte de parte dos exemplares, até porque, segundo diretor da Anambi, 13 mil devem ser colocados para visitação. O problema, na visão da Fundect, é que a morte, de certa forma, foi em vão, já que, aparentemente, não geraram conhecimento sobre o que levou à perda e tampouco foi capaz de desenvolver formas de manejo mais eficientes.

Nos siga no Google Notícias