ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Sem frutas, crianças têm só bolachas de sal nos Ceinfs, reclama professora

Gabriel Neris e Helton Verão | 13/05/2013 18:32
Professora denuncia que alunos não estão sendo alimentados com frutas (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Professora denuncia que alunos não estão sendo alimentados com frutas (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)

“Mais de um mês que os alunos não sabem o que é banana ou cenoura na sopa. Não tem frutas, verduras, legumes”. A denúncia é de uma professora, de 32 anos, de um Ceinf (Centro de Educação Infantil) localizado na região oeste de Campo Grande. São sete anos trabalhando como professora e três no mesmo local.

A professora se mostra indignada com o racionamento, que atinge não só a alimentação. “Falta material de limpeza, desinfetante, saco de lixo. É safadeza. Enquanto as crianças vivem a troco de bolacha salgada, as diretoras estão recebendo o salário delas”, protesta a professora.

Neste Ceinf são mais de 200 alunos e nove professoras. A educadora conta que as dificuldades apareceram no mês de março. “Na metade de abril apareceu banana, depois disso não apareceu nenhuma fruta. Eu tiro da minha família e levo para lá”, afirma.

“Eu não consigo entender como as pessoas se vendem em nome de emprego”, reclama a professora, protestando contra a falta de atitude das diretoras, que preferem esconder o problema da Prefeitura.

Ela diz que a prática de levar frutas de casa é comum entre os professores.

“O leite que as crianças do berçário ingerem tem indicação proibida para menor de um ano e tomam. Mal tem dente de leite e tem que comer bolacha de água e sal porque não tem outra coisa”, afirma.

A professora conta que uma das funcionárias do Ceinf pediria frutas aos pais das crianças, mas a diretoria teria implorado para que não fizesse porque poderia ser demitida. “Os pais acham que as crianças comem frutas, mas não comem. Continuam se arrastando, empurrando com a barriga, tapando o sol com a peneira”, diz.

Secretária Thaís Helena e prefeito de Campo Grande afirmam desconhecer problema (Foto: Simão Nogueira)
Secretária Thaís Helena e prefeito de Campo Grande afirmam desconhecer problema (Foto: Simão Nogueira)

A educadora afirma que na administração anterior os alunos eram alimentados com frutas como ameixa, abacaxi, uvas, mamão e melão. “Batata, cenoura, hoje em dia virou artigo de luxo. O café da manhã é bolacha, o lanche é bolacha, no almoço arroz, feijão e frango, à tarde bolacha e antes de ir embora arroz e feijão de novo”, conta.

“Não adianta reclamar com a direção, não adianta falar na SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). Eu não posso tirar todo dia da minha família para levar para os filhos dos outros”, completa.

A titular da SAS, Thaís Helena (PT), disse nesta segunda-feira (13) durante o encontro dos diretores dos Ceinfs que são realizadas cinco refeições e que existe uma nutricionista em cada local fiscalizando o que está sendo servido.

“Os pais têm passagem livre para conferir estoque e conhecerem os nutricionistas”, respondeu.

A secretaria diz desconhecer a falta de alimentos. “O máximo que pode acontecer é a substituição. Às vezes é trocado um item por outro, mas na mesma quantia de proteínas e vitaminas, sem perder a qualidade do que deve ser consumido”, disse.

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), que também esteve no encontro, também disse desconhecer o assunto e reclamou que a Prefeitura não estaria sendo procurada para receber estas denúncias.

“Se está acontecendo porque não estão ligando para a Prefeitura? Tem telefone à disposição e não tem que ligar em jornais”, reclamou.

Nos siga no Google Notícias