ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Sem inseticida, Prefeitura suspende fumacê nos bairros da Capital

Produto deve estar disponível na segunda-feira (22), segundo Ministério da Saúde

Natalia Yahn e Bianca Bianchi | 18/02/2016 17:13
Carros que realizam o fumacê estavam parados na manhã de hoje (18) (Foto: Fernando Antunes)
Carros que realizam o fumacê estavam parados na manhã de hoje (18) (Foto: Fernando Antunes)

Mesmo registrando 88 novos casos suspeitos de dengue e 20 de zikavirus por dia, desde a manhã desta quinta-feira (18) os 17 veículos utilizados para aplicação do "fumacê" em Campo Grande estão parados no estacionamento da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetorias.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), o estoque do inseticida utilizado na burrifação acabou na quarta-feira (17) e a nova remessa do produto ainda não chegou. O Ministério da Saúde, responsável por encaminhar o produto, prometeu que o inseticida chegará na próxima segunda-feira, dia 22.

O Campo Grande News solicitou à Secretaria relatório contendo crongorama de envio do produto pelo Ministério da Saúde, bem como a quantidade e o tempo que deveria durar. No entanto, até o fechamento desta, não houve retorno.

Na primeira quinzena de janeiro, as equipes já haviam paralisado as atividades por pelo menos 10 dias devido às chuvas constantes na Capital.

Eficácia - De acordo com a Sesau, o fumacê é um importante aliado no combate ao mosquisto Aedes aegypti – que transmite dengue, zika vírus e chikungunya. Seguindo cronograma da Secretaria, os carros costumam passar nos bairros sempre em dois horários, 4h30 e as 16h, períodos em que a umidade relativa do ar está mais alta, potencializando o efeito do inseticida. Com calor forte, a evaporação reduz a eficácia do veneno.

Casos – De acordo com boletim epidemiológico da Sesau divulgado nesta quarta-feira (17), Campo Grande tem 1504 casos de suspeita de dengue notificados em fevereiro. De zikavírus, são 370 novas notificações e 23 de febre chikungunya neste mês.

Nos siga no Google Notícias