ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

“Sem poder público, Santa Casa afunda em um mês”, afirma Trad

Aline dos Santos | 27/08/2012 12:05

Por decisão judicial, o comando do hospital vai voltar para associação em 2013

Hospital está sob intervenção do poder público desde 2005. (Foto: Minamar Júnior)
Hospital está sob intervenção do poder público desde 2005. (Foto: Minamar Júnior)

Iniciada em janeiro de 2005, começo de seu mandato, o fim da intervenção do poder público é vista com preocupação pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB), que deixa em dezembro o comando da prefeitura de Campo Grande.

“Estamos vendo de fazer a cogestão. Aquilo ali não tem como não ter a participação do poder público, pode esquecer. Afunda em um mês. A Santa Casa não tem como suportar, além do custo, a falta de profissionalismo de uma gestão. Não tem”, afirma o prefeito, em entrevista exclusiva ao Campo Grande News.

Por decisão judicial, o comando do hospital vai voltar para ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande) em meados de 2013. Há sete anos, o hospital fechou as portas. “Essa intervenção foi mais pelo fato de ela fechar sucessivamente, tempo após tempo, para depois vir com chantagem para cima do poder público, essa é a grande verdade”, reclama.

Segundo Trad, o hospital tem, hoje, pessoas que se dedicam 24 horas, técnicos com experiência na gestão hospitalar. “Você acha que tem escritório de arquitetura vai largar para ficar lá 24 horas? O que tem a banca de advocacia vai largar a banca de advocacia para ficar lá 24 horas por dia? Faziam isso antigamente, por isso que degringolou desse jeito”, afirma.

A dívida da Santa Casa de Campo Grande cresceu quase 22% no ano passado. Em 2010, o montante totalizava R$ 68,9 milhões. Já em 2011, aumentou para R$ 84,2 milhões. Os dados são do balanço da KPMG Auditores Independentes.

Nos siga no Google Notícias