ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sem segurança, postos e creches são depredados e destruídos por ladrões

Michel Faustino e Renan Nucci | 07/04/2015 15:28
Creche no Dom Antônio foi furtada e depredada por vândalos no último fim de semana. (Foto: Marcelo Calazans)
Creche no Dom Antônio foi furtada e depredada por vândalos no último fim de semana. (Foto: Marcelo Calazans)

Em menos de 15 dias, ao menos um posto de saúde e um Ceinf (Centro de Educação Infantil) foram furtados e depredados por vândalos na região dos bairros Parque do Sol e Lageado, na saída para São Paulo. A ação dos criminosos é atribuída pelos moradores à falta de segurança nas unidades, principalmente no período noturno.

O registro mais recente foi no último fim de semana. Televisor, aparelho de DVD, móveis e até materiais de limpeza foram furtados de dentro do Ceinf Ramza Bedoglin Domingo, no Dom Antônio Barbosa.

Para a confeiteira Maria Eluiza Zacaria dos Santos, 40 anos, a ação foi resultado da falta de segurança na unidade, que segundo ela, está a merce de vândalos e criminosos. A confeiteira ressalta que a unidade era resguardada por agentes da Guarda Civil Municipal, e hoje, vive o ônus do “abandono”.

“Os marginais, que muitas vezes são moleques da própria região, aproveitam que não tem segurança, não tem Guarda Municipal nem nada e entrar para roubar. Isso é ruim porque prejudica tudo”, disse.

Maria conta que precisou faltar o serviço nesta segunda-feira para cuidar do filho de 04 anos, que é matriculado na unidade.

“A creche ficou fechada porque precisava reparar lá. Ai não teve jeito, eu precisei faltar o trabalho, mas não é só por causa disso também. A gente sabe se tivesse alguém cuidado evitaria esse tipo de situação. E essa não foi a primeira vez. No fim do ano mesmo, um monte de moleque entrou lá e quebrou cadeado, bagunçou e a gente não pode fazer nada”, finalizou.

Na madrugada do dia 21 de março, o posto de saúde do Parque do Sol também foi invadido e depredado. Na ação as janelas da Unidade Básica de Saúde Dr. Benjamin Asato foram quebradas. Não havia guarda para impedir a ação do vândalo.

Dezenas de agulhas, seringas e luvas foram jogadas pelo chão, inclusive, na área externa. Material esterilizado, como tesouras, também foi espalhado pelo prédio.

Medidas de segurança– Por meio da assessoria de comunicação, a Guarda Municipal garantiu que em virtude dos últimos acontecimentos, alguns agentes já estão sendo reconduzidos para o patrulhamento de unidades de saúde, Ceinf's e escolas. A quantidade e locais não foram informados.

No caso do Ceinf Ramza Bedoglin Domingo, no Dom Antônio Barbosa, invadido no último fim de semana, a Guarda garantiu que desde ontem a unidade já conta com patrulhamento fixo 24h.

Já na Unidade Básica de Saúde Dr. Benjamin Asato, no Parque do Sol, o patrulhamento já está sendo feito há cerca de dez dias, segundo a assessoria de imprensa da Guarda.

Nos siga no Google Notícias