ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Sem vaga no CTI, Santa Casa cancela cirurgia sem transfusão de sangue

Viviane Oliveira | 18/10/2011 13:22

Por falta de vaga no CTI (Centro de Terapia Intensiva), não foi realizada a cirurgia com aparelho inédito no Estado que estava marcada para às 7 horas desta terça-feira (18), na Santa Casa de Campo Grande.

De acordo com a biomédica Paula Cristina Frutuoso, do Estado de São Paulo, que iria manusear o aparelho hoje, a cirurgia será agendada novamente.

A paciente de 55 anos sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ela faria uma hoje uma neurocirurgia. O aparelho foi solicitado pela família por conta da religião. Ela é seguidora da igreja Testemunha de Jeová que não permite a transfusão sanguínea.

Aparelho - Trata-se de uma máquina chamada de Recuperação Intra-operatória de Sangue. A máquina já existe há 25 anos e é pouco conhecida, sendo usado em intervenções cirúrgicas sem transfusão.

Nessa cirurgia a utilização da máquina é necessária porque a paciente é seguidora da igreja Testemunhas de Jeová no Brasil, que não admite a transfusão de sangue.

Conforme a biomédica, o sangue é aspirado pela máquina, filtrado, centrifugado, lavado e somente a hemácias (glóbulos vermelhos) é devolvida para o paciente. O tempo todo que a pessoa tiver em trabalho cirúrgico, a máquina estará trabalhando.

Várias técnicas médicas foram desenvolvidas para auxiliar no tratamento do paciente com o próprio sangue no período da cirurgia. Estes medicamentos são utilizados com frequência em cirurgia torácica, vascular e cardiovascular, onde a utilização de sangue é muito alta.

Nos siga no Google Notícias