ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Semed nega irregularidades em contratação de professores

Lidiane Kober | 24/06/2014 19:05

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) afastou irregularidades na contratação de professores temporários para atuar nas escolas de Campo Grande. Por meio da assessoria de imprensa, a pasta destacou ter nomeado os 1.747 candidatos aprovados no último concurso, realizado em 2009.

“Os professores que fizeram o último concurso já foram chamados e nomeados, no total são 1.747.
Portanto, não há irregularidade, em função dos que prestaram o concurso terem sido chamados”, informou a Semed.

Nesta terça-feira, o MPE (Ministério Público Estadual), por meio da 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social, oficializou investigação para apurar “eventual ato de improbidade administrativa relacionado à contratação de professores temporários para atuação na rede municipal de ensino, em detrimento de candidatos concursados”.

Presidente da ACP (Associação Campo-grandense dos Profissionais da Educação), Geraldo Alves confirmou a nomeação dos concursados. Ele, porém, ressaltou a necessidade de novo processo seletivo para suprir déficit de profissionais.

O último processo seletivo, conforme ele, foi realizado em 2009. “Não tem mais ninguém para ser chamado, a última convocação ocorreu em em 24 de janeiro de 2013, um dia depois do fim da validade do concurso”, informou. “Desde então, todos os anos, vamos a prefeitura pedir pela realização de novo certame”, emendou.

O empenho ocorre por considerar que o município e os professores ganham com a efetivação dos profissionais. “A prefeitura economiza mais ao investir em capacitação para o professor que fica na rede. Ao mesmo tempo, o convocado perde muito. Nos meses de férias, por exemplo, ele não recebe salário”, justificou Alves.

Pelo cálculos da ACP, Campo Grande conta com 5,5 mil professores em escolas municipais. O presidente da entidade não soube informar a quantidade de concursados e contratados. Questionada pela reportagem, a Semed não revelou o número de professores efetivos e temporários.

“Só sei do déficit, principalmente, nas disciplinas de português, matemática, séries iniciais, geografia, história e artes”, contou o presidente da ACP. Na última chamada do concurso, para essas matérias, não havia lista de espera.

Nos siga no Google Notícias