ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Seminário sobre educação indígena e etnohistória começa amanhã

Nyelder Rodrigues | 27/05/2013 22:34

Acontece amanhã (28) e quarta-feira (29) em Campo Grande o 1º Seminário de Educação Indígena e Etnohistória. A programação inclui conferências, mesas, oficinas, lançamento de livro e debates.

O evento acontece na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), no Anfiteatro da Biblioteca. Todas as atividades são gratuitas e os participantes receberão certificados, não sendo necessário realizar inscrição prévia.

O seminário é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI/UCDB) como resultado do projeto “Organização, Salvaguarda e Disponibilização on-line do acervo documental sobre os Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul do Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu”.

A execução do projeto contou com o apoio do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça, e a divulgação dos resultados da documentação histórica indígena é considerada de grande importância para o Brasil e Mato Grosso do Sul.

Nesta terça, a abertura acontece às 8h, e às 9h30 acontece uma mesa de troca de experiências entre profissionais que utilizam a documentação indígena em suas rotinas de trabalho.

Já às 19h, o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio), José Ribamar Bessa Freire ministra uma conferência sobre etnohistória.

Na quarta, o evento acontece apenas durante a manhã, com o lançamento do livro Ñande Ypykuera Ñe’engue, apoiado pelo NEPPI/UCDB com financiamento da DKA Áustria.

Logo depois, o antropólogo jesuíta espanhol radicado no Paraguai, Pe. Bartomeu Meliá, da Universidad Católica Nossa Senhra de la Asunción e Cepag/Asunción ministra a conferência “Documentação Indígena”.

Nos siga no Google Notícias