ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Servidores receberão reembolso por dias de greve que foram descontados

Acordo entre a prefeitura e o Sisem foi firmado no TJMS nesta tarde

Anahi Zurutuza | 23/09/2016 18:27
Servidores em greve durante protesto na frente da prefeitura (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Servidores em greve durante protesto na frente da prefeitura (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande e o Sisem (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) entraram em acordo e os servidores da saúde e da educação que tiveram os salários descontados porque entraram em greve neste ano serão ressarcidos. A conciliação foi mediada pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Agentes de saúde e administrativos da educação paralisaram no dia 31 de março para pressionar o prefeito Alcides Bernal (PP) a conceder reajusta salarial. O funcionários públicos municipais voltaram ao trabalho três meses depois, no dia 25 de maio.

O impasse era o fato da prefeitura não ter pagado os servidores pelos dias não trabalhados. Além disso, o Executivo municipal moveu ação na justiça para que a greve fosse declarada ilegal. “Indevido é o pagamento de salários por dias não trabalhados, salvo se houvesse possibilidade de reposição, o que não ocorre neste caso específico”, argumentou a Procuradoria Geral do Município no processo.

Mas, na tarde desta sexta-feira (23), administração municipal e sindicato concordaram pelo reembolso dos salários e benefícios descontados. Os valores serão pagos em dois momentos: 50% até o dia 17 de outubro e o restante até o dia 17 de novembro.

Os agentes de saúde e administrativos da educação, por sua vez, vão repor os dias que faltaram até 20 de dezembro de 2016, fazendo uma hora extra por dia. No caso específico dos agentes comunitários, a reposição poderá ser feita também pela participação em ações como mutirão, campanhas, entre outras.

Se não houver a reposição dos dias faltosos, os mesmos serão descontados na folha de pagamento de janeiro de 2017.

Nos siga no Google Notícias