ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Sesau inaugura na próxima quinta-feira unidade para teste de HIV

Viviane Oliveira | 31/07/2012 16:18

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai inaugurar na quinta-feira (2) às 14h30 a nova sede do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) na rua Anhanduí, em frente ao teatro de arena do Horto Florestal. Durante o evento de inauguração, será divulgado o boletim epidemiológico atualizado com os números da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis em Campo Grande.

O espaço reformado para instalação do CTA conta com sala de palestras, pátio coberto e banheiro adaptado para cadeirantes. A nova estrutura irá possibilitar, em um futuro próximo, a implantação do serviço de referência para o atendimento à população LGBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

A equipe multidisciplinar conta com médicos, enfermeiros e técnicos, psicólogos e servidores administrativos. Com o novo espaço, os usuários têm acesso facilitado aos serviços de testagem do HIV e tratamento DST.

O espaço reformado para instalação do CTA conta com sala de palestras, pátio coberto e banheiro adaptado para cadeirantes. A nova estrutura irá possibilitar, em um futuro próximo, a implantação do serviço de referência para o atendimento à população LGBT.

Enfermeiros, técnicos, psicólogos e servidores administrativos fazem parte da equipe multidisciplinar. Com o novo espaço, os usuários têm acesso facilitado aos serviços de testagem do HIV e tratamento das DST.

O que é CTA – O Centro de Testagem e Aconselhamento é o serviço de saúde que realiza ações de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis em Campo Grande.

Nesta unidade é possível realizar testes para o HIV, sífilis, hepatites e outras DST de forma gratuita e segura, sem a necessidade de agendamento. O teste do HIV/Aids é sigiloso, somente a pessoa que faz o teste tem acesso ao resultado.

Ao realizar o teste de HIV/Aids, a pessoa conta com o apoio de psicólogos que realizam o aconselhamento e orientações sobre a doença, independente de qual for o resultado dos exames. No caso de resultados positivos, o paciente recebe todo o apoio necessário e é encaminhado para a unidade de referência para o tratamento.

O CTA já está atendendo na nova sede, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Qualquer pessoa pode realizar o teste gratuitamente sem a necessidade de agendamento ou encaminhamento.

Nos siga no Google Notícias