ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Sesau investe em equipes de Saúde da Família para reduzir doenças graves

Flávia Lima | 23/03/2015 12:41
Equipes visitam pacientes e desenvolvem trabalho humanizado. (Foto:Divulgação)
Equipes visitam pacientes e desenvolvem trabalho humanizado. (Foto:Divulgação)

Para reduzir a ocorrência de doenças graves, que normalmente são encaminhadas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e para os Centros Regionais de Saúde 24 horas (CRS), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) criou 93 equipes que atuam em 37 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), atendendo 38% da população.

O trabalho é promovido pelo setor de Supervisão de Serviço de Estratégia de Saúde da Família e Agente Comunitário de Saúde (Seffacs). Cada equipe é formada por um médico, dois técnicos de enfermagem, um cirurgião dentista, auxiliar de consultório dentário, enfermeiro e em média, sete agentes comunitários, obedecendo definição do Ministério da Saúde.

Para a supervisora do Serviço de Estratégia de Saúde da Família e Agente comunitário da Saúde, Elivane Aparecida Oliveira Sandim, o trabalho de prevenção e promoção à saúde desenvolvido pelos profissionais tem efeito positivo sobre indicadores vitais como a mortalidade infantil, mortalidade global, mortalidade por cardiopatia isquêmica, mortalidade neonatal, expectativa de vida ao nascer e baixo peso ao nascer, considerando as mudanças e melhorias na qualidade de vida da população. “Desse modo, as complicações que necessitam de intervenção dos outros níveis de atenção à saúde, como os serviços de urgência (UPAs, CRS, Hospitais) são, em muitos casos, evitadas, ou reduzidas de forma significativa”, comenta

No bairro José Tavares, onde funciona a UBSF Fernando Arruda, são atendidas 2.700 famílias, totalizando 10 mil pessoas. A gerente Francisca de Arruda Torres destaca que a unidade de saúde possui duas equipes de Atenção Básica e atende 15 micro-áreas. “Este trabalho é preventivo e evita as complicações graves para os pacientes. Fazemos acompanhamento para as gestantes, diabéticos, idosos e crianças. Todos com consultas agendadas de acordo com a necessidade do Paciente. Também fazemos acompanhamentos pós-operatórios, com nossa equipe indo até as residências”, completa Francisca Arruda.

Segundo o secretário de Saúde da Capital, Jamal Salém, a Saúde da Família caracteriza-se como a porta de entrada do sistema de saúde e vem provocando um importante movimento de reorientação do modelo de atenção à saúde no SUS. “É um modelo dinamizador para a atenção básica no país. Temos como premissa uma prática diferenciada, onde a equipe de saúde e a comunidade se relacionam, criando vínculos, objetivando a busca de resultados positivos nos indicadores de saúde e na qualidade de vida da população”, destaca.

O médico Maurício Ortiz Oraniz explica que o trabalho de atenção básica do bairro Zé Tavares tem apoio dos acadêmicos de Medicina da Anhanguera/Uniderp. Os alunos estão no último ano do curso e fazem o trabalho de campo, acompanhado dos profissionais da saúde.

A rotina consiste em uma visita prévia do agente comunitário ao paciente. Em seguida os médicos estudam o caso e, se for preciso, uma assistente social vai até a residência acompanhada de uma técnica de enfermagem. Em último caso vai o médico. “Este trabalho é um modelo para o bem estar o cidadão”, frisa o médico, destacando o vinculo dos pacientes com os profissionais da saúde.

Para a técnica de enfermagem Sueli de Fátima Silva, que atua há três anos na atenção básica, o trabalho diferenciado exige atenção especial. “Buscamos a humanização e atender da melhor forma os pacientes”, afirma.

Nos siga no Google Notícias