ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sesau lança campanha contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma em escolas

Filipe Prado | 01/08/2014 17:02

A parir de segunda-feira (4) a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), começa uma campanha nacional nas escolas municipais de Campo Grande contra a Hanseníase, Verminoses e Tracoma. A campanha vai até o dia 8 de agosto e tem o objetivo de proteger crianças e adolescentes contra essas doenças e alertar pais e professores sobre os seus sintomas.

A campanha irá realizar exames nos alunos para detectar casos precoces da doença e, se necessário, também serão medicados contra os vermes e o Tracoma.

Os pais também terão uma parte importante no processo. Serão entregues a eles formulários para serem preenchidos a respeito de sinais e sintomas da hanseníase, além do histórico familiar da doença. Caso haja os sintomas, o agente comunitário de saúde irá encaminhar o estudantes para uma unidade de saúde mais próximo à sua residência.

Doenças – O Mato Grosso do Sul é o 12º estado brasileiro com maior coeficiência de detecção de novos casos no país e o 20º no que se refere ao coeficiente de detecção de menores de 15 anos.

As crianças constituem um importante grupo de risco para as infecções por geohelmintos, causa da verminose, uma vez que estão em fase de intenso crescimento físico e desenvolvimento cognitivo. O impacto negativo da infecção produz, além da redução no desenvolvimento físico e mental, uma diversidade de quadros mórbidos que incluem diarréia, dores abdominais, inapetência, perda de peso, até complicações como a formação de granulomas e processos obstrutivos que exigem intervenção cirúrgica, podendo inclusive levar ao óbito.

O tracoma é uma infecção ocular transmissível por contato de pessoa a pessoa, causada por bactéria, que afeta comumente crianças, principalmente em idade escolar. Pode manifestar-se através da inflamação da conjuntiva (conjuntivite), que pode ser leve e com o passar do tempo, quando não tratado, poderá comprometer a visão.

Campanha - A abertura da campanha será na segunda-feira às 7h30, para 820 alunos do turno matutino da Escola Municipal Vanderlei Rosa de Oliveira, no bairro Novos Estados.

Nos siga no Google Notícias