ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Sesau propõe que enfermeiros realizem consultas como medida para melhorar saúde

Paula Maciulevicius | 17/06/2011 19:49

Grupo técnico se reúne em audiência no MPE e apresenta resultado de propostas a curto, médio e longo prazo

Promotora Sara Francisco quer enfermeiros realizando consultas em postos de saúde (Foto: Marcelo Victor)
Promotora Sara Francisco quer enfermeiros realizando consultas em postos de saúde (Foto: Marcelo Victor)

Uma das soluções apresentadas hoje pelo grupo técnico de atuação intensiva em audiência com MPE (Ministério Público Estadual) é a normatização que prevê enfermeiros realizando consultas em postos de saúde. A proposta além de valorizar a atividade médica, desafogaria a espera no atendimento dos postos de saúde da Capital, explica a promotora de Justiça Sara Francisco Silva.

Na prática, o setor de enfermagem faria o atendimento, pediria exames e encaminharia o paciente para o médico avaliado. O que segundo a promotora já funciona e muito bem em outras cidades brasileiras.

“Ajuda muito e até valoriza o trabalho do médico. Ele já pega o paciente pesado, medido e dependendo, com exames em mãos. A enfermagem tem a condição de avaliar casos mais graves e assim levar de forma mais rápida o paciente”, relata.

Além de contribuir para agilidade no atendimento, é uma contrapartida a falta de médicos em postos da Capital. “A normatização vem apoiar o atendimento”, completou a promotora.

Essa é uma das medidas de curto, médio e longo prazo apresentadas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para melhoria no atendimento da saúde básica da Capital.

Entre os resultados práticos do trabalho, a equipe ressalta que não há mais necessidade da população ir de madrugada para agendar consultas. Segundo apresentado na reunião à promotoria, foi mudado o sistema de informática e agora consultas podem ser agendadas por telefone. Por enquanto o serviço funciona apenas na unidade do bairro Maria Aparecida Pedrossian, mas a secretaria estuda a implementação no Cohab, Alves Pereira e Macaúbas.

A humanização nos atendimentos aos pacientes também é destaque como resultados das medidas adotadas pelo grupo. A responsável pelo trabalho junto aos funcionários da saúde básica, Ilza Mateus de Souza, coordenadora de Humanização da Sesau, deixou bem claro que houve avanços com cursos e trabalhos nas unidades, disse a promotora.

Reflexo de uma das principais reclamações da população, a forma com que pacientes são tratados em postos de saúde, já tem mudado com ações da secretaria.

Plano de cargo e carreira, já solicitado pelo MPE à prefeitura municipal está sendo elaborado. O Ministério Público considera ponto importante, já que existe a dificuldade na contratação de médicos.

Terminada a reunião, o MPE deu um prazo de 10 dias úteis para que a equipe apresente o cronograma das implementações já realizadas e as que ainda seguem. A prioridade é a aprovação do Conselho Municipal de Saúde a normatização de assistência da enfermagem.

O MPE espera o quanto antes, por em prática a consulta realizada por enfermeiros. Um próximo encontro será realizado em agosto, para discutir ainda a divulgação das ouvidorias dos postos, equipamentos necessários para as unidades e escala de plantão médico.

Na avaliação da promotora, os efeitos até aqui alcançados são poucos, mas já é um começo. “Os resultados são tímidos, mas existem. Com o grupo vamos avançar na discussão e medidas que podem ser implementadas. O Ministério Público tem cobrado melhor atendimento à população e a equipe tem se mobilizado para resolver”, finaliza Sara Francisco.

Grupo - Formado há um ano, o grupo Técnico de Atuação Intensiva do MPE reúne técnicos das secretarias municipais e estaduais de saúde e defensoria pública. O trabalho é para solucionar questões das unidades básicas de saúde.

A promotora de Justiça a frente do trabalho, Sara Francisco Silva, ressalta que a composição do grupo veio depois de situações de extensas filas para marcar consulta, a falta de equipamentos, entre outras questões.

A atuação da equipe multidisciplinar é de tentar levantar quais eram os problemas e possíveis soluções.

Nos siga no Google Notícias