ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Sesau realiza orientação sobre hanseníase em postos de saúde

Kleber Clajus | 28/01/2014 13:21

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza, até sexta-feira (31), ações de prevenção e combate a hanseníase em unidades de saúde de Campo Grande. No ano passado, o município registrou 110 novos casos da doença.

As atividades ocorrem em UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF’s (Unidades Básicas de Saúde da Família) em toda a Capital, já nos bairros Fernando Arruda, José Abraão, Noroeste e São Conrado os trabalhos de identificação da doença foram intensificados.

Dentre os sinais e sintomas da hanseníase, que é uma doença infecto-contagiosa, estão a ocorrência de manchas brancas, marrons ou avermelhadas na pele que não coçam, formigamento, dormência e ausência de sensibilidade para frio, calor e toque.

Em média, o tratamento dura de seis a 18 meses e é realizado gratuitamente nos postos de saúde.

No ano passado foram notificados 110 novos casos da doença em Campo Grande, com índice de cura de 81%. Em 2012, o município registrou 125 novos casos e a cura alcançou 88,1%. Em ambos os casos, no entanto, a Capital não conseguiu alcançar o índice de 90% de cura, preconizado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Sesau, a taxa só não é superior porque muitos dos pacientes abandonam o tratamento antes de sua conclusão.

Nos siga no Google Notícias