ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Sesau vai ao terminal alertar sobre riscos do cigarro a mais de 50 doenças

Lidiane Kober | 29/05/2014 13:43

No Dia Mundial Contra o Tabagismo, uma equipe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai, no próximo sábado (31), a partir das 7h30, ao Terminal Aero Rancho, em Campo Grande, alertar sobre os danos do tabagismo e da fumaça passiva.

De acordo com a gerente técnica do Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo, Emilia Maria Garcia Barbosa, o fumo é o fator de risco mais importante para o agravo de mais de 50 doenças crônicas comuns, como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias, além de causar impotência sexual.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de seis milhões de pessoas morrem anualmente no mundo com doenças agravadas pelo tabagismo.

Na luta contra a prática, a Sesau levará orientações sobre os malefícios, aplicação do teste com o monoxímetro (aparelho que mede a proporção de monóxido de carbono no pulmão) em fumantes e encaminhamentos para as unidades de saúde para tratamento.

Segundo Emília, muitos avanços já foram conquistados no sentido de gerar o consumo do tabaco consciente. Como exemplo, ela destacou a tributação dos produtos e leis que preveem a proibição do acesso ao tabaco por pessoas menores de 18 anos.

“Temos que reforçar o trabalho na prevenção da iniciação no fumo por adolescentes e, quem sabe assim, reduzir doenças tabaco-relacionadas que aparecem na vida adulta”, disse.

Nos siga no Google Notícias