ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Shoppings e supermercados abrem no feriado; órgãos públicos fecham

Flávia Lima | 25/08/2015 14:39
Lojas do centro da Capital tem abertura facultativa neste feriado. (Foto:Arquivo Campo Grande News)
Lojas do centro da Capital tem abertura facultativa neste feriado. (Foto:Arquivo Campo Grande News)

As lojas do comércio terão funcionamento facultativo nesta quarta-feira (26), aniversário de Campo Grande. Os shoppings também funcionam, porém com horários diferenciados. Na região central, o horário para quem abrir será o habitual, das 9 às 18 horas.

O Bosque dos Ipês vai abrir do meio-dia às 21 horas enquanto que o Norte Sul Plaza abre as portas das 10 às 22 horas, assim como o shopping Campo Grande. Já o o Pátio Central decidiu reduzir o funcionamento e abrirá apenas das 9 horas às 15h30. Os cinemas mantém as sessões normais, obedecendo os horários dos demais dias da semana.

Os órgãos públicos vão fechar as portas. Na prefeitura, apenas os serviços essenciais serão mantidos, como a coleta de lixo e o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas. Nessas unidades o atendimento deverá ficar ainda mais moroso, já que, com a greve dos médicos, apenas 30% dos profissionais estão atendendo.

Os locais que mantém atendimento integral são os postos da Vila Almeida, Coronel Antonino e Universitário, além dos Centros Regionais nos bairros Nova Bahia, Moreninhas, Aero Rancho, Tiradentes, Guanandi e Coophavila II.

Já no governo estadual, nenhum órgão funcionará, assim como os Correios, Fórum, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Justiça Federal e Defensoria Pública. No sistema judiciário o atendimento será apenas em regime de plantão. No entanto, no interior, os órgãos públicos e do sistema judiciário funcionam normalmente.

Os bancos também fecham e retomam o atendimento apenas na quinta-feira (27) na Capital. Boletos e contas com vencimento nesta quarta poderão ser pagos no dia seguinte, sem incidência de multa.

Já as casas lotéricas, de acordo com o sindicato dos agentes lotéricos tem permissão para abrir, mas apenas para a realização de jogos.

Quanto aos supermercados, conforme a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), as lojas irão abrir normalmente neste feriado, porém, segundo o Sindicato dos Empregados do Comércio de Campo Grande, o comércio varejista que desejar abrir no feriado, deve informar a entidade por escrito, com protocolo ou via e-mail.

Para cada dia trabalhado, o funcionário terá direito a uma folga, que deve ser concedida preferencialmente na semana seguinte. Também deve ter a garantia do vale transporte e receber uma indenização equivalente a 7% do valor do piso salarial a ser paga até o final do expediente.

O horário de trabalho nos feriados previstos na convenção coletiva, com exceção dos estabelecimentos localizados nos shoppings, será das 09h às 18h, com intervalo mínimo de 1 hora.

O funcionário, além de ter direito a uma folga, que deve ser compensada em até 30 dias, deve receber R$ 40 em vale compra ou dinheiro. O contato com sindicato laboral segue as mesmas instruções do comércio varejista, ou seja, deve ser por escrito, com protocolo ou via e-mail.

Quem deseja aproveitar o feriado na Feira Central, tradicional ponto turístico da cidade, não terá problemas, já que o local abrirá normalmente, a partir das 16 horas.

Nos siga no Google Notícias