ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Shoppings e supermercados contam com postos de vacinação contra gripe H1N1

Francisco Júnior e Luciana Brazil | 26/04/2014 10:10
Campanha começou oficialmente neste sábado. (Foto: Cleber Gellio)
Campanha começou oficialmente neste sábado. (Foto: Cleber Gellio)

Além das unidades básicas de saúde, a população de Campo Grande poderá encontrar a vacina contra a gripe H1N1 em postos móveis da Sesau (Secretária Municipal de Saúde) montados em shoppings e supermercados da cidade.

Neste sábado (26) foi lançada oficialmente na Capital a campanha de imunização. Uma solenidade foi realizada na unidade básica do Jardim das Macaúbas. O prefeito Gilmar Olarte (PP) esteve presente e falou sobre a importância da prevenção contra a doença. Ele ainda disse que é preciso melhorar a gestão da saúde para que os recursos sejam aplicados de forma eficiente.

Neste sábado, considerado o Dia D da campanha, a Sesau mobilizou cerca de 700 servidores. A vacinação é feita nas lojas das redes de supermercados Comper, Extra, Atacadão, Walmart, Carrefour e também Mercado Dona Lourdes, no Jardim Imá, além dos shoppings Norte Sul Plaza e Pátio Central. Quem estiver pelo centro da cidade também vai poder encontrar a vacina na praça Ary Coelho. Com estes postos móveis, no total, 85 locais disponibilizam a vacina na Capital. Estes postos irão funcionar até às 17 horas. Já nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) não é feita a vacinação.

Expectativa é vacinar 184 mil pessoas até o dia 9 de maio. (Foto: Cleber Gellio)
Expectativa é vacinar 184 mil pessoas até o dia 9 de maio. (Foto: Cleber Gellio)
Prefeito esteve na solenidade e ressaltou a importância da prevenção. (Foto: Cleber Gellio)
Prefeito esteve na solenidade e ressaltou a importância da prevenção. (Foto: Cleber Gellio)

A vacina é destinada para idosos acima de 60 anos e crianças de seis meses a 5 cinco anos de idade. Nessas faixas etárias podem se vacinar 184 mil pessoas. Conforme o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, a previsão é vacinar 19.568 crianças entre seis meses e 5 anos completos; 20.411 trabalhadores em saúde; 9.784 gestantes; 1.608 mulheres que tiveram filho até há 45 dias; 3.065 indígenas e 80.080 idosos.

Segundo Cássia Tieni Kanaoka, gerente de imunização da unidade básica do Jardim das Macaúbas, deste total, a expectativa é vacinar pelo menos 80%. Ela informa que na campanha do ano passado a meta foi ultrapassada.

Anália Aguiar de Araújo, 92 anos, e a filha dela, Áurea Araujo Alves, 68 anos, foram uma das primeiras pessoas a serem vacinas neste sábado. Elas chegaram logo cedo no posto do Macaúbas. “A gente vem todo o ano se vacina para ficar tranquila e não pegar gripe”, disse Anália.
Ela conta que desde a primeira campanha de vacinação contra a doença faz questão tomar a vacina. “Quando tomo a vacina fico sem gripe”, comentou.

Os postos ficarão abertos até às 17 horas de hoje. A campanha será encerrada no dia 9 de maio.

Nos siga no Google Notícias