ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Simpósio de engenharia civil na UCDB reúne profissionais e acadêmicos

Luciana Brazil | 30/09/2013 07:00
Engenheiro Mario Borges durante palestra na UCDB. (Foto: Divulgação)
Engenheiro Mario Borges durante palestra na UCDB. (Foto: Divulgação)

O 1° Simpósio de Engenharia Civil realizado pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, que terminou na última sexta-feira (27) levou aos alunos a importância da disciplina no curso de engenharia. Com o tema Engenharia de Incêndio, o simpósio teve início no dia 23 e reuniu alunos e profissionais da área.

O diretor da empresa Cosenge Engenharia de Incêndio, o engenheiro Mario Borges, fez um retrospecto das tragédias ocorridas recentemente em Campo Grande, como os incêndios nas lojas Planeta Real e Paulistão. Ele ainda relembrou a o caso da Boate Kiss e do edifício Andraus.

A intenção do evento é despertar na população e nos empresários, começando pelos acadêmicos, a importância de instalar equipamentos preventivos contra incêndio e de se legalizar perante a legislação.

Borges afirmou que a disciplina é abrangente e multidisciplinar, já que aborda questões arquitetônicas e estruturais nos prédios, como saídas de emergência, materiais utilizados na construção, sistemas hidráulicos e elétricos, controle de fumaça nas edificações, e ainda equipamentos eletrônicos de detecção e alarme de incêndio.

A coordenadora do curso de engenharia civil, a professora Rocheli Carnaval Cavalcanti, explica que o evento é voltado para acadêmicos, mas leva profissionais que estão no mercado de trabalho para o universo dos alunos.

“Isso ajuda a prepara os alunos. Na hora que ele chegar ao mercado de trabalho ele estará preparado para lhe dar com as questões importantes da profissão”.

Ela lembra ainda que com o aumento da fiscalização na área de engenharia, principalmente após tragédias recentes no páis, a própria sociedade começa a cobrar a legalidade das empresas. “Quando as exigências se tornam públicas, a sociedade começa a cobrar ”.

O presidente do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), Jary de Carvalho e Castro, que participou do evento, falou sobre motivação profissional e sobre os incentivos à carreira do engenheiro.

Segundo ele, além do profissional ser bastante requisitado, ele é necessário para o desenvolvimento de diversos projetos.

Nos siga no Google Notícias