ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Sindicato acusa hipermercado de explorar e intimidar funcionários

Paula Vitorino | 08/12/2011 15:52

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande (SEC-CG) denunciou o hipermercado Carrefour à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, acusando o estabelecimento de intimidar e explorar funcionários.

Segundo a diretora do sindicato, Rúbia Santana, a empresa é acusada de obrigar os funcionários a trabalhar até duas semanas sem folga, quando a legislação determina uma folga para cada 7 dias trabalhados, banco de horas irregular, acúmulo de funções e desvio do horário de almoço.

“O clima na empresa é tenso porque os funcionários estão esgotados. Constatamos pessoalmente as irregularidades no local”, afirma.

O sindicato afirma que já notificou a empresa a regularizar a situação, desde abril, mas que a situação piorou com a proximidade do fim de ano.

De acordo com a denúncia, os funcionários estão sendo obrigados a acumular a função de operador de caixa para suprir a demanda nesse período, sob ameaça de advertência e até demissão.

“Funcionários do estoque, por exemplo, foram intimados a cobrir os caixas também. Mas eles questionam quem irá ajudar nas suas funções, já que eles também terão de dar conta do estoque”, diz.

O Sindicato afirma que caso a empresa não regularize a situação irá entrar com requerimento de fiscalização e punição no Ministério Público do Trabalho e na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE.

Resposta - A assessoria do Carrefour enviou nota de esclarecimentos sobre as denúncias trabalhistas garantindo que “fará uma apuração interna e, caso seja necessário, tomará as providências cabíveis para tornar cada vez melhor as condições de trabalho de seus funcionários”.

A empresa ainda afirmou que cumpre a legislação trabalhista e procura “manter diálogo constante com as autoridades constituídas e os sindicatos representativos dos trabalhadores, com o propósito de aperfeiçoar as relações entre a empresa e seus colaboradores”.

Nos siga no Google Notícias