ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sindicato diz que CRM deve investigar médica que liberou paciente de UPA

Natalia Yahn | 24/02/2016 13:08
Kamila Batista Mamédio aguarda consulta na segunda-feira (29) para saber se precisa de cirurgia na face. (Foto: Fernando Antunes)
Kamila Batista Mamédio aguarda consulta na segunda-feira (29) para saber se precisa de cirurgia na face. (Foto: Fernando Antunes)

O erro no atendimento médico da estudante Kamila Batista Mamédio, 21 anos, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário, não será investigado pelo Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul). A assessoria de imprensa da entidade explicou que o presidente, Valdir Shigueiro Siroma, não irá falar sobre o caso, que é de responsabilidade exclusiva do CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul).

O sindicato disse que a ação, conduta e procedimento médico são investigados pelo CRM, que ontem (23) confirmou abertura de sindicância para apurar o caso da paciente que foi liberada no domingo (21) da UPA sem que a médica visse que ela estava com dois ossos quebrados.

"Cada caso tem que ser avaliado com muito cuidado para identificar o responsável, sem cometer injustiças. Vamos reunir os documentos, verificar a qualidade desse raio-x que foi feito na UPA. Vamos investigar", afirmou a presidente do CRM, Rosana Leite de Melo.

"A médica que me atendeu parecia ter uns 25 anos, recém-saída da faculdade. Agora vou ficar 45 dias de repouso absoluto por causa do braço. O médico que me atendeu na Santa Casa não sabe explicar como estou conseguindo abrir e fechar a boca, pois o osso que quebrou impediria o movimento", disse Kamila.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), explicou que a falha pode ter ocorrido por problema na regulagem do equipamento ou má interpretação dos exames por parte do profissional, que é clínico-geral e não tem especialização em ortopedia.

Caso – Após sofrer um acidente na madrugada de domingo na avenida Guaicurus, a estudante Kamila - que hoje (24) completa 21 anos -, foi atendida na UPA, onde recebeu medicação e realizou exames de raio-x. Por volta das 10h, recebeu alta da médica Claudia Natalia de Paiva.

Na tarde de ontem (22), ainda com fortes dores, Kamila foi levada por familiares para a Santa Casa, onde passou por novos exames que revelaram que ela está com um osso da face e escápula direita quebrados. Na próxima segunda-feira (29), a paciente deve retornar ao hospital para avaliar a necessidade de cirurgias.

Nos siga no Google Notícias