ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sindicato dos Médicos denuncia ao MPE estrutura precária em UPA

Aline dos Santos | 28/10/2013 11:11
UPA do Coronel Antonino tem déficit de profissionais. (Foto: Cleber Gellio)
UPA do Coronel Antonino tem déficit de profissionais. (Foto: Cleber Gellio)

Aparelhos quebrados, falta de material e déficit no quadro de profissionais. O cenário da UPA Coronel Antonino foi constatado em vistoria do Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos), que denunciou a situação ao MPE (Ministério Público do Estado).

“Notamos que a situação é precária: macas sem lençol, desfibrilador funcionando pela metade, material de limpeza insuficiente e torneiras quebradas foram alguns dos problemas que relatamos", afirma o presidente do sindicato, Marco Antônio Leite. Ainda de acordo com ele, nenhuma das unidades visitadas segue os protocolos do Ministério da Saúde.

A UPA Coronel Antonino, que funciona desde 2006, deveria ter 30 profissionais. Contudo, na data da inspeção, eram 21 pessoas trabalhando.

“Situação que compromete significativamente o atendimento. A saúde precisa da sincronia de toda equipe multidisciplinar, e quando este time está incompleto a população fica prejudicada”, salienta Marco Leite. A UPA é destinada aos atendimentos de urgência e emergência, num serviço intermediário entre a atenção básica e a unidade hospitalar.

Além de denunciar a falta de estrutura, o sindicato aponta perseguição da Prefeitura aos médicos. Eles relatam punições, que vão de sindicância a suspensão de trabalho, por revelarem os problemas. Por hoje ser ponto facultativo, a reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Nos siga no Google Notícias