ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sindicato entra com ação judicial contra reajuste salarial aos professores

Paulo Yafusso | 29/03/2016 15:28
Presidente da ACP, Lucílio Nobre, disse desconhecer a ação que tramita na Justiça (Foto: Silas Lima)
Presidente da ACP, Lucílio Nobre, disse desconhecer a ação que tramita na Justiça (Foto: Silas Lima)

O Sintaem-CG (Sindicato dos Trabalhadores Administrativos da Educação Municipal de Campo Grande) entrou com ação pedindo para que a Justiça proíba a Prefeitura de conceder o reajuste salarial reivindicado pelos professores, em cumprimento à lei que estabelece o piso salarial.

A ação civil coletiva foi ingressada no dia 14 deste mês e, nesta segunda-feira (28), o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, despachou dando prazo de 72 horas para que o município de manifeste sobre.

O juiz também deu prazo de 5 dias para que o Sintaem-CG “esclareça a quem representa” e qual o interesse por ter entrado com a ação. David de Oliveira Gomes Filho destaca ainda que a entidade “ajuizou a ação civil pública para proibir o município de dar aumento de salário para os professores municipais, porque, segundo alega, as leis que garantem a eles este aumento não considerou o impacto no orçamento municipal”.

O sindicato alega, ainda, que a Prefeitura já não vem cumprindo com a Lei de Responsabilidade
Fiscal, pois no primeiro quadrimestre de 2015 já havia ultrapassado o “limite prudencial” de comprometimento da receita líquida com a folha de pessoal. Na ação, a entidade cita que o índice de comprometimento com a folha de servidores foi de 53,69% no primeiro quadrimestre e de 54,44% no segundo quadrimestre do ano passado.

Pede que a Justiça conceda liminar suspendendo dispositivos das leis municipais que tratam do aumento de salário dos professores municipais, e ao final do processo que declare nulos esses dispositivos.

O presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Nobre, disse desconhecer a lei e também o Sintaem. Segundo ele, uma outra entidade já havia impetrado ação pedindo que a Justiça proíba a Prefeitura a conceder o reajuste previsto na lei que instituiu o piso salarial dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), mas o processo acabou sendo arquivado. Ele acredita que neste caso, o destino será o mesmo.

Nos siga no Google Notícias