ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Interior

Situação é tranquila em nova área invadida por índios em Paranhos

Nadyenka Castro | 04/09/2012 16:39

Grupo de 400 indígenas da etnia guarani nhandeva entraram nas propriedades rurais nessa segunda-feira

Guarani kaiowás na área Arroyo Korá, ocupada desde 10 de agosto. (Foto: Grupo Aty Guasu)
Guarani kaiowás na área Arroyo Korá, ocupada desde 10 de agosto. (Foto: Grupo Aty Guasu)

É tranquila a situação nas propriedades rurais invadidas por 400 indígenas nessa segunda-feira, em Paranhos, a 469 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai. De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio), não houve confronto com fazendeiros.

Os índios da etnia guarani nhandeva ocuparam a área que chamam de Potrero Guassu para reivindicar a posse. Potrero Guassu foi considerada terra indígena no ano 2000, tendo 4.025 hectares de extensão e ainda é ocupada por fazendeiros por força de liminar judicial.

Além da fazenda ocupada, a Jatobá, há no interior da terra indígena outras duas propriedades, a Ouro Verde e a Nova Fronteira. Juntas, elas ocupam quase 3 mil hectares dos 4 mil hectares totais da terra.

Segundo as lideranças indígenas, a retomada é a concretização do movimento pelo direito à terra, que emperra na guerra de liminares da justiça brasileira: “Não vamos mais esperar, já esperamos muito, nossas tekohás serão nossas”, disse o grupo.

No dia 10 de agosto, os guarani kaiowás retomaram outra área indígena, Arroyo Korá, também no município de Paranhos. Na ocasião, os índios foram atacados por pistoleiros que, segundo eles, foram contratados por fazendeiros, para tentar impedir o movimento que luta pelos direitos indígenas em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias