ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Apenas 14% dos imóveis tiveram reajuste maior de IPTU, por conta de melhorias

Paulo Fernandes e Ana Maria | 24/01/2011 15:59

Quem discordar do aumento pode ligar para o Disque IPTU.

Secretário Paulo Nahas diz que melhorias explicam reajuste maior(Planejamento, Finanças e Controle(foto: João Garrigó/arquivo)
Secretário Paulo Nahas diz que melhorias explicam reajuste maior(Planejamento, Finanças e Controle(foto: João Garrigó/arquivo)

O secretário Paulo Nahas (Planejamento, Finanças e Controle) afirmou, nesta segunda-feira, que os imóveis que tiveram realinhamento de IPTU em Campo Grande acima dos índices IPCA-E e Sinap - de 4,57% e 8,43%, foram porque receberam melhorias, no prédio ou na região em que estão localizados.

Esses imóveis passaram a ter asfalto, rede de esgoto e de energia elétrica ou aumento da área construída. As melhorias foram descobertas em vistorias feitas pela Prefeitura. “Vistoriamos neste ano mais de 80 mil imóveis”, informou.

Para 86% dos imóveis, o realinhamento no valor do IPTU foi em média de 6,5%, dentro dos dois índices econômicos. “Os outros 14% estão fora desses números. Por quê? Porque existem alguns fatores que alteram o valor do IPTU”, explicou o secretário.

Quem achar que houve algum erro no cálculo do imposto pode ligar para o Disque IPTU, telefone 156.

Ainda conforme o secretário, neste ano a prefeitura recebeu apenas 1/3 das reclamações (cerca de 500) em relação ao ano passado, quando foram registradas 1.400.

Um dos casos de reclamação é o de Benedito Nogueira, de 61 anos, que recebeu a cobrança de IPTU pela segunda vez em 20 anos.

Ele mora no Parque dos Laranjais II, em um lugar que não recebeu melhorias. Lá não há saneamento básico, escola, creche, posto de saúde ou linha de ônibus.

O secretário Paulo Nahas prometeu cuidar pessoalmente o caso de Benedito, pois, segundo o secretário, trata-se de um problema específico que deve estar ligado a alguma questão ou problema técnico.

Segundo Nahas, existem duas categorias que não pagam IPTU: aposentados e pensionistas que recebem até dois salários mínimos e os que possuem imóvel até categoria média.

 Apenas 14% dos imóveis tiveram reajuste maior de IPTU, por conta de melhorias
Nos siga no Google Notícias