ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Só uma empresa vai participar de licitação do Aquário do Pantanal

Vencedor da concorrência irá explorar empreendimento por 25 anos

Paulo Fernandes | 24/11/2014 11:42
Aquário do Pantanal será um dos maiores de água doce (foto: Ludyney Moura/arquivo)
Aquário do Pantanal será um dos maiores de água doce (foto: Ludyney Moura/arquivo)

A licitação da gestão do Aquário do Pantanal acontecerá amanhã (25) com a presença de pelo menos uma empresa, segundo o secretário Carlos Alberto Negreiros (Meio Ambiente, Planejamento e Tecnologia). A empresa que confirmou a participação, conforme ele, é a Cataratas do Iguaçu S.A, que opera as atrações do parque nacional com o mesmo nome, no Paraná.

Com 13 anos de experiência, a Cataratas do Iguaçu S.A também administra os serviços turísticos do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE) e do Parque Nacional da Tijuca (RJ). O secretário não soube informar se a empresa formou um consórcio para participar da concorrência.

O governo do Estado irá delegar a operação, manutenção e exploração do aquário. A concorrência pública terá início às 10h30, no auditório Shirley da Silva Palmeira do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, Setor 3, Quadra 3, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

A empresa vencedora irá gerir o Aquário do Pantanal por 25 anos. O valor estimado do
contrato de concessão é de R$ 145 milhões, correspondente ao somatório dos investimentos a serem
realizados na operação e manutenção.

Na licitação serão analisadas a capacidade econômico-financeira e técnica da empresa. Carlos Alberto Negreiros acredita que a licitação poderá ser concluída ainda neste ano, se não houver pedido de impugnação.

Gigante pela própria natureza - Em construção no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, o Aquário do Pantanal não será apenas um centro de visitações, mas também de estudo e pesquisa. Com 269 espécies da fauna aquática, o aquário terá 17 mil metros quadrados (90m de comprimento e 18m de altura) e 4,275 milhões de litros de água.

O projeto é do renomado arquiteto Ruy Ohtake. Serão 16 grandes tanques dentro do prédio, além dos cinco na área externa.

Peixe dentro d'água – Em relação aos peixes que ficarão no aquário, o secretário afirmou que mais da metade deles já foi capturado e está em quarentena em um galpão construído na PMA (Polícia Militar Ambiental), em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias