ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Sobrevivente da gripe, mulher relata drama no CTI e 15 dias longe do filho

João Humberto | 01/06/2016 17:02
Sonia teve gripe A e ficou 15 dias sem ter contato com o filho que estava na Santa Casa aguardando resultado de exame (Foto: Alcides Neto)
Sonia teve gripe A e ficou 15 dias sem ter contato com o filho que estava na Santa Casa aguardando resultado de exame (Foto: Alcides Neto)

Diagnosticada com gripe H1N1 – também chamada gripe suína – no dia 17 de maio, a dona de casa Sonia Aparecida Ferreira, 42 anos, quer esquecer o período em que ficou internada à beira da morte e os 15 dias que ficou longe do filho, o pequeno Emanuel, de um ano e 11 meses. A mulher, já recuperada, respirou aliviada na tarde desta quarta-feira (1º), quando recebeu o resultado do exame da criança: negativo.

Sonia explica que no dia 14 de maio levou o filho até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida para consulta, já que a criança estava muito resfriada. No local, foi diagnosticada gripe comum e no outro dia, ela e o marido levaram Emanuel até o Hospital da Criança para fazer raio-x.

Como o raio-x não pôde ser feito lá, o casal se dirigiu até o Hospital Miguel Couto, da Unimed, e também não conseguiu realizar o exame. No entanto, Sonia começou a passar mal e teve que ser internada no local sob suspeita de gripe. Ela foi encaminhada ao CTI (Centro de Terapia Intensiva) e permaneceu em isolamento até o dia 22, quando foi liberada.

Ao Campo Grande News, a dona de casa diz acreditar que contraiu o vírus quando levou o filho a UPA da Vila Almeida. “Tinha muita gente na fila e muitos estavam gripados. Tenho certeza absoluta que fui contaminada ali”.

Na Santa Casa há quatro casos confirmados de gripe suína, de acordo com a assessoria de imprensa (Foto: Alcides Neto)
Na Santa Casa há quatro casos confirmados de gripe suína, de acordo com a assessoria de imprensa (Foto: Alcides Neto)

Criança com suspeita – Como Sonia ficou internada no Hospital Miguel Couto, o marido levou o filho do casal até o Hospital São Lucas para fazer exame de raio-x. Sob suspeita de dengue, a criança foi encaminhada ao Hospital da Criança, onde ficou internada por cinco dias.

Depois dessa data, Emanuel foi transferido para a Santa Casa e ainda permanece no local sob observação, já que resultado divulgado hoje aponta que ele não foi contaminado pela gripe. Do dia 15 até o dia 30, Sonia não teve contato com o filho, que ficou sob os cuidados do pai no hospital.

Mesmo ela sendo liberada no dia 22, havia perigo de Emanuel poder contrair o vírus da mãe. Sonia lembra que após a liberação, teve que fazer nova peregrinação em busca do medicamento Tamiflu.

Como tinha que tomar dois comprimidos por dois dias, anunciou no facebook que estava precisando do medicamento. “Recebi a notícia de uma jovem que disse ter feito tratamento e que possuía alguns comprimidos, só que em contato com ela eu recebi a informação de que ela já tinha dado para outra pessoa”.

Com sorte, Sonia acabou indo até a UPA da Vila Almeida e conseguiu os quatro comprimidos. Nesta quarta-feira, estava radiante após saber que o pequeno Emanuel não está com gripe.

A respeito dos dias angustiantes, ela ressalta que ‘não deseja a dor nem para o pior inimigo’. “Eu sentia muita dor, saía muita coriza do meu nariz, fiquei com muita febre e bastante fraca”, comenta.

Pela manhã, o Campo Grande News noticiou que havia 19 pacientes aguardando resultados de exames na Santa Casa. Com o resultado negativo de Emanuel, diminuiu para 18. A gripe já matou 32 pessoas este ano em Mato Grosso do Sul, recorde desde a detecção do vírus, em 2009.

Nos siga no Google Notícias