ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sujeira acumulada em bairro faz escorpiões aparecerem em casas

Alan Diógenes | 24/12/2015 08:17
Em avenida do bairro, montes de lixo com móveis velhos e pneus ameaçam saúde da população. (Foto: Gerson Walber)
Em avenida do bairro, montes de lixo com móveis velhos e pneus ameaçam saúde da população. (Foto: Gerson Walber)
Escorpião foi encontrado pela sua esposa embaixo do tanque. (Foto: Anderson Dinato)
Escorpião foi encontrado pela sua esposa embaixo do tanque. (Foto: Anderson Dinato)

O aparecimento de escorpiões no Bairro Petrópolis, em Campo Grande, devido ao acúmulo de resíduos de podas de árvores e gramas, tem preocupado os moradores. Em 15 dias foram encontrados dezenas de escorpiões dentro de casas, além de insetos como mosquitos e baratas.

O empresário Anderson Dinato Gomes, 40 anos, contou que os escorpiões começaram a aparecer depois que funcionários da prefeitura fizeram a limpeza da região. Segundo ele, os restos de gramas e galhos de árvores foram depositados no canteiro central da Avenida Murilo Rolim Júnior e seriam retirados por caminhões posteriormente.

A retirada não foi feita e os insetos começaram a aparecer. “Minha esposa encontrou dois escorpiões, um debaixo do tanque de lavar roupas e o outro andando pelo quintal. O quintal é todo calçado e estranhamos da onde eles vieram. Só podem ter vindo dos amontoados de lixo”, explicou Anderson.

Dois vizinhos de Anderson também encontraram escorpiões em seus terrenos. Na “montanha” de lixo é possível encontrar até móveis velhos descartados pela população. A equipe de reportagem também encontrou um pneu com água parada contendo diversas larvas de mosquito.

“Além dos escorpiões nossa preocupação é com o Aedes aegypti que agora pode transmitir dengue, chikungunya e zika vírus”, comentou Anderson.

Para se prevenir, ele tampou as caixas de esgoto e começou a borrifar inseticida em seu quintal. Também alegou ter entrado em contato com a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) para fazer a retirada dos montes de lixo.

Depois de três dias em que a equipe de reportagem esteve conversando com Anderson, sua filha de 2 anos apresentou febre alta e suspeita de dengue. Revoltado com o lixo acumulado na porta de casa, ele pegou o entulho e bloqueou a Avenida Murilo Rolim Júnior em forma de protesto. Os carros tiveram que desviar do monte de lixo.

Em forma de protesto, Anderson faz o bloqueio da avenida com o amontoado de lixo. (Foto: Anderson Dinato)
Em forma de protesto, Anderson faz o bloqueio da avenida com o amontoado de lixo. (Foto: Anderson Dinato)
Larvas do mosquito foram encontrados em pneu no bairro. (Foto: Gerson Walber)
Larvas do mosquito foram encontrados em pneu no bairro. (Foto: Gerson Walber)

Vizinhança - Sobre o acúmulo de lixo na região, a aposentada Rosina Místico Tinti, 68, disse ainda que a própria população é culpada. “Vem gente de outros bairros para jogar lixo aqui e ate agora ninguém veio recolher. Do que adianta cuidar da minha casa sendo que outros não estão fazendo a parte deles”, mencionou ela que mesmo morando há 30 anos no bairro nunca tinha visto situação semelhante.

Já o aposentado Adauto de Oliveira acredita que insetos estão vindo de um córrego próximo ao bairro. “A prefeitura só passa fazendo a limpeza das ruas e esquecem de limpar às margens dos córregos da cidade e por isso que acontece isso”, finalizou.

A coordenadora do controle de zoonoses Silvia Barbosa do Carmo, falou que o primeiro passo que o morador deve tomar se encontrar um escorpião é ligar para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e jamais ter contato com o animal para evitar ser picado. “Lá faremos um questionário com a pessoa perguntando onde apareceu o escorpião, se foi a primeira vez, além de outras perguntas, para fazer um levantamento”, salientou.

Segundo ela, as altas temperaturas seguidas de chuvas rápidas faz com o escorpião procure lugar seco, por isso nesta época é comum eles aparecerem. Os bairros com maior incidência de escorpiões são: Guanandi, Jacy, Marcos Roberto, Aero Rancho e área central.

Os escorpiões mais encontrados são os amarelos de nome cientifico tityus confluens. A biólogo ainda ressalta que se a pessoa for picado precisa ir imediatamente para uma unidade de saúde para passar por monitoramento.

Em relação à retirada dos amontoados de lixo deixados no bairro por funcionários da prefeitura, a assessoria de comunicação do órgão não deu resposta até a publicação desta matéria.

Anderson encontrou dois escorpiões em seu quintal. (Foto: Gerson Walber)
Anderson encontrou dois escorpiões em seu quintal. (Foto: Gerson Walber)
Nos siga no Google Notícias