ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Suspensão de tombamento garante 800 vagas de estacionamento em via

Aline dos Santos | 24/06/2014 11:39
Proposta para tombar canteiro central vem desde 2009. (Foto: Cleber Gellio)
Proposta para tombar canteiro central vem desde 2009. (Foto: Cleber Gellio)

O tombamento do canteiro central da avenida Afonso Pena foi suspenso pela Prefeitura a pedido da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). Os empresários relataram ontem ao prefeito Gilmar Olarte (PP) que a construção de corredores de ônibus nos canteiros centrais reduziria cerca de 800 vagas de estacionamento na via.

Presidente da associação, João Carlos Polidoro afirma que a classe empresarial não é contrária ao tombamento das árvores da avenida e sim à totalidade do canteiro. “O prefeito já se mostrou sensível à causa e compartilha de nossa opinião. Não podemos sacrificar ainda mais os empresários do Centro,” diz.

A falta de vagas foi bastante discutida com o prefeito. “Vemos que a padronização aplicada na Dom Aquino, proposta por administração anterior, provocou a morte de vários estabelecimentos no local. Basta passar pela rua para ver placas de vende-se e aluga-se”, relata o presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central, Adeilaido Luiz Spinosa Vila.

Conforme a entidade, o prefeito citou que possui um modelo de estacionamento subterrâneo, que está em fase de análise. A proposta da ACICG é que empresários e trabalhadores do comércio utilizem o estacionamento da Feira Central. A Prefeitura criaria uma linha de transporte para levar ao centro quem fizesse uso da nova área.

O edital de tombamento foi publicado pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura) em julho do ano passado, mas o documento não foi homologado pelo prefeito. O processo foi proposto pelo MPE (Ministério Público Estadual) em 2009 para evitar que a Prefeitura transformasse o canteiro em faixas de rolamento ou em caminho para ônibus, por meio do sistema VLP (Veículo Leve sobre Pneu).

Apesar de ser a via mais representativa de Campo Grande, com diversos pontos históricos, como o Círculo Militar, a Igreja Perpétuo Socorro e a Morada dos Baís, o pedido de tombamento enfoca a preservação das áreas verdes do canteiro.

Nos siga no Google Notícias