ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Taxistas serão treinados para agir em situação de risco em Campo Grande

Francisco Júnior | 18/07/2012 11:34
Taxistas serão treinados para agir em situação de risco.(Foto: Minamar Júnior)
Taxistas serão treinados para agir em situação de risco.(Foto: Minamar Júnior)

O comandante-geral da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), coronel Carlos Alberto David dos Santos se reúne, amanhã, às 9h30, com representantes do sindicato, das empresas prestadoras do serviço e das associações de taxistas para planejar a capacitação de operadores de rádio, centrais telefônicas e motoristas.

A intenção é orientá-los para aumentar a segurança de profissionais e usuários de táxis na Capital. Na madrugada do último dia 13, Manoel Kusman Bondarenco, 37 anos, foi morto por dois homens após atender uma solicitação de corrida na avenida Guaicurus.

Em encontro ocorrido na terça-feira (17), representantes do Sintaxi pediram que a PM continue e intensifique as abordagens que são feitas diariamente nos táxis, especialmente no período noturno.

Ainda solicitaram a realização das palestras de orientação sobre procedimentos de segurança que devem ser adotados para evitar que os taxistas sejam vítimas de marginais.

Essa capacitação será oferecida a taxistas e operadores de rádio que serão preparados para evitar situações de risco e acionar a PM rapidamente. Ainda haverá um canal direto entre as empresas, profissionais e a Polícia Militar.

“Gostaríamos de ter realizado essas orientações antes. Estamos com todo o material pronto, mas não foi possível viabilizar a capacitação devido à dificuldade de reunir os profissionais”, disse o comandante-geral da PMMS.

De acordo com a assessoria da Polícia Militar, mesmo sem a qualificação formal, as reuniões e orientações passadas pela PM durante os encontros no quartel, refletiram na queda de ocorrências. No primeiro semestre, dois casos vitimaram taxistas: um roubo e um homicídio. Com a capacitação a expectativa é reduzir ainda mais os números.

Na reunião de amanhã (19), às 9h30, serão definidos os detalhes da qualificação.

Nos siga no Google Notícias