ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Técnicos e professores da UFMS devem encerrar greve após 117 dias

Ricardo Campos Jr. e Juliana Brum | 07/10/2015 17:00
Assembleia dos professores da UFMS foi realizada nesta quarta (Foto: Juliana Brum)
Assembleia dos professores da UFMS foi realizada nesta quarta (Foto: Juliana Brum)

Professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande decidiram encerrar, na sexta-feira (9), a greve da categoria após 117 dias. Em assembleia nesta quarta-feira (7), os educadores foram contrários ao calendário de reposição imposto pela instituição e pretendem apresentar um cronograma próprio para que as aulas perdidas em razão do movimento sejam cumpridas ainda neste ano. Ainda resta sa

Os servidores que não participaram da paralisação já finalizaram o conteúdo. O início das aulas do segundo semestre está marcado para a próxima terça-feira (13). A data foi anunciada em um comunicado publicado no site da instituição em 21 de setembro.

Segundo a Adufms (Sindicato dos Docentes da Federal de Mato Grosso do Sul), apenas 41% do efetivo cruzou os braços na luta por melhorias em salários e benefícios. A categoria estima que pelos menos 40 dias são necessários para regularizar as matérias e afirma que “fatalmente atrasará o início do primeiro semestre de 2016”, diz o presidente da entidade, José Carlos da Silva.

Ele explica que o Governo Federal fez um acordo com os professores e servidores administrativos para incrementar os salários em 5,5% em agosto de 2016 e mais 5% em janeiro de 2017. Por hora, haverá apenas o incremento de benefícios, como vale creche, escola e saúde.

O Sista (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino) afirma que os funcionários da UFMS já retomam as atividades amanhã. A paralisação dessa categoria começou no dia 28 de maio, tendo durado 133 dias.

O Campo Grande News entrou em contato com a UFMS para saber se há possibilidade de um novo calendário, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Nos siga no Google Notícias