ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Técnicos em greve bloqueiam acesso de veículos ao estacionamento da UFMS

Flávia Lima | 20/08/2015 08:45
Manisfestantes fecharam portão principal da UFMS. (Foto:Divulgação)
Manisfestantes fecharam portão principal da UFMS. (Foto:Divulgação)

Pelo menos 200 técnicos em greve da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), segundo sindicalistas do Sista (Sindicato dos Técnicos Administrativos), estão bloqueando, desde às 6h30, o portão principal e entrada da universidade na Capital, impedindo os veículos de entrarem no estacionamento da instituição.

Com isso, dezenas de veículos precisaram ser deixados do lado de fora da universidade e nas imediações do supermercado Atacadão.

O objetivo do protesto, segundo Marcio Saravi, coordenador do Sista  é chamar a atenção da comunidade universitário para a greve da categoria, que já dura 82 dias em todo país.

Além de bloquear a entrada dos veículos, os manifestantes realizam apitaço e levaram faixas e carro de som para falar sobre as reivindicações.

Saravi explica que a categoria espera nesta sexta-feira (21) uma contraproposta do governo federal, através do Ministério do Planejamento.

Os servidores federais pedem 27,3% de reajuste, mas até o momento o governo ofereceu 21%, parcelado em quatro anos.

Batizado de “Alvorada da Luta”, o movimento está sendo realizado em todas as universidades federais do país nesta quinta-feira (20) e, ao contrário de outros atos feitos em parceria com os professores da UFMS, está sendo praticado apenas pelos técnicos.

Saravi também aponta os cortes no orçamento da Educação como responsáveis pelo fechamento de 80 leitos no Hospital Universitário, falta de medicamentos e materiais hospitalares.

Além da reposição salarial os servidores pedem implementação de jornada de 30 horas semanais e reajuste em benefícios como o ticket alimentação. Conforme o sindicalista, 40% dos técnicos estão em greve no Estado. Só na Capital são 1,2 mil servidores.

O bloqueio no estacionamento deve acontecer até às 9h30 horas. Apenas a entrada pela biblioteca da universidade está liberada.

Nos siga no Google Notícias