ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Técnicos já detectaram 950 vazamentos subterrâneos de água na Capital

Vania Galceran | 06/01/2015 17:08
Equipe realizando trabalho de geofonamento. (Foto: Divulgação)
Equipe realizando trabalho de geofonamento. (Foto: Divulgação)

Para detectar vazamentos invisíveis na tubulação de água, aqueles que ficam em baixo do asfalto, a concessionária Águas Guariroba está realizando o geofonamento noturno. Uma técnica que localiza ruídos na rede de abastecimento. A prática é uma das ações de combate a perdas de água desenvolvidas em Campo Grande.

A ação é realizada sempre durante a madrugada, quando os técnicos da concessionária percorrem bairros ouvindo, com o geofone, o funcionamento da rede de água, em busca de vazamentos que não aparecem no asfalto. “A vistoria é feita à noite por conta do ruído. Há menos interferência de barulhos, principalmente do trânsito, por isso é o momento mais propício”, comenta o técnico de geofonamento da Águas Guariroba, Nilson Vargas Martins.

Em busca destes pontos invisíveis de perdas de água, a equipe de geofonamento da concessionária já percorreu mais de 1,5 mil quilômetros de rede de água nos doze meses do ano passado. De acordo com a gestora de Combate a Perdas da Águas Guariroba, Suellen Alves Ferreira, as ações do geofonamento são realizadas em duas frentes: preventiva e corretiva.

“Nas vistorias preventivas, a equipe busca vazamentos que ainda não afloraram no asfalto, que são invisíveis. Estes vazamentos poderiam ficar sem serem notados por um longo período, porque a água pode seguir para uma galeria de drenagem ou mesmo para a rede de esgoto”, observa.

“Já nas ações corretivas, o trabalho da equipe de geofonamento é achar o lugar exato do vazamento para a manutenção. Quando ocorre alguma anomalia na rede, identificada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), uma equipe é encaminhada ao local para encontrar o lugar onde há o vazamento subterrâneo e assim podemos sanar o problema”, comenta Suellen.

Alguns moradores do bairro Vila Nascente comentaram que nas ruas do bairro são frequentes os vazamentos, que a tubulação cede e isso faz comq ue muita água seja desperdiçada.

Seu Romani Antônio, 54, tem um pequeno comércio, na região e conta que esse trabalho da concessionária de água da Capital é importante até para que o que foi perdido com a chuvarada seja recuperado e os vazamentos não prejudiquem os moradores do bairro, que muitas vezes ficam sem água por causa do desperdício e pelas frequentes manutenções que tem que ser feitas.

Em 2014, 955 vazamentos foram encontrados e sanados através deste trabalho.

Nos siga no Google Notícias